
POSOLOGIA PRAZOL
- Tratamento de úlcera duodenal1: 15 ou 30mg ao dia, por duas a quatro semanas.- Tratamento de úlcera gástrica2: 30mg ao dia, por quatro a oito semanas.
- Tratamento de esofagite de refluxo3, incluindo úlcera4 de Barrett: 30mg ao dia, por quatro a oito semanas;
- Tratamento da Síndrome de Zollinger-Ellison5: dose inicial de 60mg ao dia, por três a seis dias. A dose deverá ser ajustada individualmente dependendo da resposta e da evolução do tratamento. Se o paciente requerer 120mg ou mais de Lansoprazol ao dia, as doses devem ser divididas em duas tomadas equivalentes. Os pacientes com Síndrome de Zollinger-Ellison5 devem receber acompanhamento médico rigoroso, tanto na parte clínica como endoscópica.
As cápsulas de Prazol devem ser ingeridas pela manhã, em jejum. No caso de duas tomadas diárias indicadas para doses de 120mg ou mais, na Síndrome de Zollinger-Ellison5, a segunda tomada também deve ser em jejum. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras; o paciente deve ser advertido para não abrir ou mastigar as cápsulas.
Não é necessário ajuste de dose para para pacientes6 com insuficiência renal7. Não é necessário ajuste da dose inicial para idosos e portadores de disfunção hepática8 leve a moderada.
Consultar os itens Precauções e Idosos para dosagem em idosos com disfunção hepática8.