RECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS NOEX

Atualizado em 28/05/2016

O USO DE DOSES EXCESSIVAS OU O TRATAMENTO A LONGO PRAZO COM GLICOCORTICOSTERÓIDES PODE LEVAR AO APARECIMENTO DE SINAIS1 E SINTOMAS2 DE HIPERCORTICISMO, SUPRESSÃO DA FUNÇÃO HIPOTÁLAMO3-HIPÓFISE4-ADRENAL E/OU INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO EM CRIANÇAS.

OS EFEITOS A LONGO PRAZO DOS GLICOCORTICOSTERÓIDES NASAIS EM CRIANÇAS NÃO SÃO TOTALMENTE CONHECIDOS. O MÉDICO DEVE ACOMPANHAR DE PERTO O CRESCIMENTO DAS CRIANÇAS RECEBENDO GLICOCORTICOSTERÓIDE POR QUALQUER VIA POR PRAZOS MAIORES E PESAR OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO CONTRA A POSSIBILIDADE DE INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO.

A REDUÇÃO DA FUNÇÃO HEPÁTICA5 PODE AFETAR A ELIMINAÇÃO DOS GLICOCORTICOSTERÓIDES.

A FARMACOCINÉTICA DA BUDESONIDA INTRAVENOSA, ENTRETANTO, É SIMILAR EM PACIENTES CIRRÓTICOS E INDIVÍDUOS SADIOS. A FARMACOCINÉTICA APÓS A INGESTÃO ORAL DA BUDESONIDA FOI ALTERADA DEVIDO AO COMPROMETIMENTO DA FUNÇÃO HEPÁTICA5, COMO EVIDENCIADO PELO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE SISTÊMICA. ENTRETANTO, ESSE FATO É DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA LIMITADA PARA NOEX (BUDESONIDA), POIS APÓS A INALAÇÃO NASAL, A CONTRIBUIÇÃO ORAL PARA A DISPONIBILIDADE SISTÊMICA É RELATIVAMENTE PEQUENA.

ESPECIAL ATENÇÃO AOS PACIENTES COM TUBERCULOSE6 PULMONAR.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Hipotálamo: Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.
4 Hipófise:
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.