POSOLOGIA ZENALB 20

Atualizado em 28/05/2016
Zenalb 20 faz, normalmente, parte de uma terapia clínica para manter o volume sangüíneo a fim de impedir ou reverter o choque1 associado a hipovolemia2.A dosagem de Zenalb 20 será determinada, de forma individual, de acordo com o estado clínico e resposta ao tratamento.
O efeito terapêutico pode ser avaliado acompanhando-se as indicações clínicas: pulso, pressão venosa central, pressão sangüínea3, doseamento de hemoglobina4 e hematócrito5, concentração total de proteína no soro6 e viscosidade7 do sangue8.
Durante a infusão de Zenalb 20, é essencial o controle cuidadoso da função cardiovascular e respiratória para avaliar a dosagem e evitar a sobrecarga circulatória, especialmente em idosos, recém-nascidos e crianças. Durante a infusão com Zenalb 20, deve-se manter níveis adequados de hidratação.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
2 Hipovolemia: Diminuição do volume de sangue secundário a hemorragias, desidratação ou seqüestro de sangue para um terceiro espaço (p. ex. peritônio).
3 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
4 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
5 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
6 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
7 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.