COMPOSIÇÃO CEFALOTIL

Atualizado em 28/05/2016

Pó Para Solução Injetável
Cada frasco-ampola contém:
Cefalotina     1g
(na forma sódica)
Excipiente: bicarbonato de sódio
Cada ampola de diluente contém:
Água para injeção1    4 ml
                               
- INFORMAÇÕES AO PACIENTE

AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:
CEFALOTIL é indicado no tratamento de infecções2 graves causadas por microrganismos sensíveis a este antibiótico.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO:  
Conservar o produto na embalagem original, protegido do calor excessivo (temperatura superior a 40ºC) da luz e da umidade.

PRAZO DE VALIDADE:
24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
A solução mantém potência satisfatória por até 96 horas após a diluição se mantida sob refrigeração. As soluções poderão precipitar-se, mas podem ser redissolvidas se aquecidas à temperatura ambiente com agitação constante.
Se for mantida em temperatura ambiente, as soluções para injeção intramuscular3 devem ser administradas dentro de 12 horas após a diluição. As infusões intravenosas devem ser iniciadas dentro de 12 horas e terminadas em até 24 horas. Para infusões prolongadas, deve-se acrescentar o produto recém-preparado, no mínimo, a cada 24 horas. A solução concentrada tornar-se-á escura, especialmente quando conservada em temperatura ambiente. É permissível uma ligeira descoloração da solução. As soluções de Cefalotina Sódica em água para injeção1, glicose4 a 5% ou soro5 fisiológico6, que são imediatamente congeladas após a diluição no frasco original, são estáveis durante 12 semanas quando guardadas a -20ºC. Uma vez descongeladas, as soluções não deverão ser novamente congeladas.

GRAVIDEZ7 E LACTAÇÃO8:
Informe seu médico a  ocorrência de gravidez7 na vigência do tratamento ou após o seu  término. Informe ao médico se está  amamentando.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
Este medicamento só deverá ser administrado sob orientação médica.
O produto deve ser administrado por via intravenosa ou injeção intramuscular3 profunda numa grande massa muscular, tal como o  glúteo ou a face9 lateral da coxa10, a fim  de diminuir a dor e a enduração. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS:
Informe seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE  DAS CRIANÇAS.

INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS:
Durante o tratamento, o paciente deverá evitar o uso de bebidas alcoólicas ou de qualquer medicamento que contenha álcool.

CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES:
O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não deve ser utilizado durante a gravidez7 e a lactação8.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE11.

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
4 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
5 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
6 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
10 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
11 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.