
FÓRMULA DE COMPOSIÇÃO ERITROMAX
Eritropoetina1 Recombinante Injetável (EPO) 1.000 U.I. (500 U.I/ml)
Cada frasco-ampola contém:
Eritropoetina1 1.000 U.I.
Excipientes 14,8 mg
Água para Injetáveis q.s.p. 2 ml
Eritropoetina1 Recombinante Injetável (EPO) 2.000 U.I. (1.000 U.I/ml)
Cada frasco-ampola contém:
Eritropoetina1 2.000 U.I.
Excipientes 14,8 mg
Água para Injetáveis q.s.p. 2 ml
Eritropoetina1 Recombinante Injetável (EPO) 4.000 U.I. (2.000 U.I/ml)
Cada frasco-ampola contém:
Eritropoetina1 4.000 U.I.
Excipientes 14,8 mg
Água para Injetáveis q.s.p. 2 ml
A Eritropoetina1 Humana Recombinante Injetável, é uma solução estéril e apirogênica, de Eritropoetina1 altamente purificada. O gen de Eritropoetina1 (EPO) encontra-se na cadeia longa do cromossomo2 7. Possui 5 exons e 4 introns.
O gen codifica um polipeptídeo de 193 aminoácidos. Os primeiros 27 aminoácidos constituem o peptídeo sinalizador e são clivados na célula3 previamente à sua secreção.
A codificação da EPO está cercada pelas seqüências reconhecidas pela enzima4 de restrição APA I, que, por sua vez, necessita das seqüências internas da APA I. Portanto, o tratamento de um fragmento5 do gen de EPO com esta enzima4 libera um único fragmento5 que contém a totalidade da seqüência codificante.
Em 1984, POWEL et al. construíram um vetor de expressão inserindo o fragmento5 APA I frente a um promotor forte de eucariontes, obtendo-se linhagens estáveis produtoras de grandes quantidades de EPO. Esta EPO é imunologica e biologicamente indistinguível da EPO humana endógena e é estruturalmente similar. Foi caracterizada química e biologicamente. Seu nome é epoetina omega, apresentando ligeiras diferenças de comportamento com outras versões de EPO tais como a epoetina alfa e a epoetina beta. A produção deste princípio ativo realiza-se por fermentação de células6 desta linha em bioreatores. É purificada por métodos sucessivos de cromatografia em coluna, a partir de sobrenadantes do meio de cultura isentos de soro7 e antibióticos.