INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ERITROMAX

Atualizado em 28/05/2016
As interações medicamentosas a seguir foram selecionadas em vista do seu potencial clínico (não ocorrem necessariamente).Nota: Combinações contendo algum desses medicamentos, podem interagir com a Eritropoetina1.
Agentes antihipertensivos:
A eritropoetina1 aumenta a pressão sangüínea2, possivelmente o nível de hipertensão3, especialmente quando o hematócrito4 cresce rapidamente, sendo aconselhável a administração de uma terapia antihipertensiva mais intensiva (aumento na dose, administração adicional e/ou medicamentos mais potentes), como um controle na pressão sangüínea2.
Heparina:
Um aumento na dose de heparina pode ser requerida em pacientes que recebem hemodiálise5, porque a eritropoetina1 humana recombinante aumenta o volume celular sangüíneo, que pode levar à coagulação6 no dialisador e/ou acesso vascular7.
Suplementos de ferro:
Alguns médicos recomendam a suplementação8 de ferro por via oral ou, endovenosa, assim como o dextrano, por aumentarem a eritropoiese9.
Uso durante a gravidez10 e lactação11:
Durante a gestação e lactação11, este medicamento deverá ser administrado somente em casos de extrema necessidade. Não se tem conhecimento dos efeitos da administração de eritropoetina1 durante este período sobre o feto12 ou recém-nascido, ou sobre a capacidade reprodutiva.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Eritropoetina: É uma glicoproteína que controla a eritropoiese, ou seja, a produção de células vermelhas do sangue.
2 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
3 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
4 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
5 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
6 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
7 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
8 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
9 Eritropoiese: Formação de hemácias.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ERITROMAX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.