POSOLOGIA LEUCOCITIM

Atualizado em 28/05/2016
Dose usual:
Os incrementos de leucócitos1 acima da linha basal ocorrem com doses administradas entre 1 a 3 µg por kg de peso corporal quando administrado por via subcutânea2 e 10 µg/kg de peso corporal em administração endovenosa.
A leucopenia3 associada a síndromes mielodisplásicas/anemia aplásica4:
- 3 µg/kg de peso por via subcutânea2 uma vez ao dia.
Normalmente é necessário um período de dois a quatro dias para se observar a resposta terapêutica5 inicial na contagem linfocitária. Posteriormente, ajustar a posologia para manter a contagem leucocitária ao nível desejado, normalmente mais de 10.000/mm3.
Leucopenia3 associada a AIDS:
- Monoterapia: 1µg/kg por via subcutânea2 uma vez ao dia.
- Tratamento concomitante com AZT ou AZT-interferon alfa:1a 3 µg/kg de peso por via subcutânea2 uma vez ao dia.
- Tratamento concomitante com ganciclovir: 3 a 5 µg/kg de peso por via subcutânea2 uma vez ao dia. Normalmente necessita-se de um período de dois a quatro dias para observação da resposta terapêutica5 inicial em uma contagem leucocitária.
NOTA: Em todos os casos, ajustar a dose a cada 5 dias para manter os níveis adequados de glóbulos brancos.
Leucopenia3 associada à Quimioterapia6 contra o câncer7: este medicamento é empregado para acelerar a reversão da leucopenia3 induzida pela quimioterapia6.
- 5 µg/kg por via subcutânea2 uma vez ao dia.
É crítica a relação entre as doses e o programa de administração e a quimioterapia6.
Este medicamento não deve ser administrado simultaneamente com a quimioterapia6.
O tratamento deve iniciar-se um dia depois de cessar um ciclo da quimioterapia6 e é administrado de 7 a 10 dias. É desejável um período de descanso, de ao menos, 48 horas entre o tratamento com LEUCOCITIM® e o início de um novo ciclo de quimioterapia6. A dose eleita deve ser mantida dentro do ciclo quimioterápico a menos que a contagem de leucócitos1 exceda aos 10.000 por mm3 ou que ocorra uma reação adversa atribuída a este fármaco8.
Os aumentos da dose ante a falta de resposta devem ser realizados durante os ciclos subseqüentes.
A resposta adequada é estabelecida baseada na velocidade de recuperação da contagem leucocitária.
Transplante de medula óssea9:
De 5 a 10 µg/kg de peso por dia por via endovenosa. Administrar a infusão durante 4 a 6 horas. Continuar até que a contagem de neutrófilos10 seja maior ou igual a 1000 por mm3 durante 3 dias.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
2 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
3 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
4 Anemia Aplásica: A medula óssea não produz um número adequado de elementos do sangue periférico.
5 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
6 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
7 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
8 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
9 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
10 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA LEUCOCITIM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.