INFORMAÇÕES TÉCNICAS FIBRINASE - COM CLORANFENICOL

Atualizado em 28/05/2016
A Fibrinase é uma associação de fibrinolisina e desoxirribonuclease, enzimas líticas de origem bovina, em forma de pomada suave e emoliente, contendo também 1% de cloranfenicol.
A associação destas duas enzimas é baseada na observação do exsudato1 purulento2 que consiste largamente de material fibrinoso e nucleoproteína.
A desoxirribonuclease age sobre o ácido desoxirribonucléico (DNA) e a fibrinolisina, principalmente, sobre a fibrina3 de coágulos sangüíneos e exsudatos4 fibrinosos.
A atividade da desoxirribonuclease é restrita principalmente à produção de polinucleotídeos de molécula grande para os quais a probabilidade de absorção é menor do que as frações protéicas de maior difusão, liberadas por certas preparações enzimáticas, obtidas das bactérias. A ação fibrinolítica está direcionada principalmente contra proteínas5 desnaturadas, tais como aquelas encontradas em tecidos descitalizados, enquanto que os elementos protéicos de células6 vivas permanecem relativamente inalterados.
A Fibrinase é uma associação de enzimas ativas. Esta é uma importante consideração em pacientes tratados de lesões7 resultantes de circulação8 prejudicada.
O cloranfenicol é um antibiótico de largo espectro, principalmente bacteriostático, que atua na inibição da síntese protéica, interferindo na transferência dos aminoácidos ativados do RNA solúvel aos ribossomas.
O desenvolvimento de resistência ao cloranfenicol pode ser considerado mínimo para estafilococos e muitas outras espécies de bactérias.
A ação da Fibrinase auxilia na produção de uma superfície limpa e, deste modo, estimula a cicatrização de várias lesões7 exsudativas9.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Exsudato: Líquido com alto teor de proteínas séricas e leucócitos, produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos.
2 Purulento: Em que há pus ou cheio de pus; infeccionado. Que segrega pus. No sentido figurado, cuja conduta inspira nojo; repugnante, asqueroso, sórdido.
3 Fibrina: Proteína formada no plasma a partir da ação da trombina sobre o fibrinogênio. Ela é o principal componente dos coágulos sanguíneos.
4 Exsudatos: Líquido com alto teor de proteínas séricas e leucócitos, produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos.
5 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
8 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
9 Exsudativas: 1. Inerente ou pertencente à exsudação. Ação de exsudar, suar, transpirar. 2. Líquido que, saindo pelos poros da superfície de um vegetal ou de um animal, torna-se espesso ou viscoso nessa superfície.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.