INDICAÇÕS FIBRINASE - COM CLORANFENICOL

Atualizado em 28/05/2016
A Fibrinase com cloranfenicol é indicada para o tratamento de lesões1 infectadas, tais como queimaduras, úlceras2 e feridas onde a dupla ação como agente desbridante e antibiótico tópico3 é requerida. Esta ação dupla é especialmente benéfica no tratamento de infecções4 causadas por organismos que utilizam um processo de deposição de fibrina5 como meio de proteção, por exemplo coagulase e estafilococos. Devem ser tomadas medidas apropriadas para determinar a suscetibilidade do patógeno ao cloranfenicol.Por suas propriedades desbridante, liquefativa e antibacteriana, é eficaz nos transtornos ginecológicos, na cirurgia, ulcerações6 da pele7, fístulas8 e abcessos. Isto se efetua pela ação lítica da fibrinolisina sobre a fibrina5 e da desoxirribonuclease sobre o ácido desoxirribo-nucléico.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
3 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Fibrina: Proteína formada no plasma a partir da ação da trombina sobre o fibrinogênio. Ela é o principal componente dos coágulos sanguíneos.
6 Ulcerações: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Fístulas: Comunicação anormal entre dois órgãos ou duas seções de um mesmo órgão entre si ou com a superfície. Possui um conduto de paredes próprias.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.