INFORMAÇÕES TÉCNICAS FLUCAZOL 100MG

Atualizado em 28/05/2016
O produto é indicado no tratamento de candidíase1, meningite2 criptocócica e dermatofitose.
Conservar a embalagem fechada, em temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC, protegida da luz. Proteger as cápsulas da umidade. A infusão não deve ser congelada e nem misturada com outras drogas.
O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
O Flucazol é contra-indicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade ao fármaco3 ou aos compostos triazólicos e a qualquer um dos componentes da fórmula. Informar ao médico qualquer reação alérgica4 ocorrida com o uso anterior de medicamentos.
O aparecimento de reações desagradáveis como náusea5, dor abdominal, diarréia6, flatulência e erupção7 cutânea8, deve ser informado ao médico.
O uso na gravidez9 é contra-indicado, exceto no julgamento do médico, em pacientes com infecções10 fúngicas11 graves ou que apresentem risco de vida e nos quais os potenciais benefícios possam superar os possíveis riscos ao feto12. Informar o médico da ocorrência de gravidez9 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Em mulheres lactantes13 o uso não é recomendado, pois o fluconazol é encontrado no leite materno em concentrações similares às do plasma14.
Descrição e Propriedades Farmacodinâmicas
O fluconazol é um agente antifúngico triazólico, inibidor potente e específico da síntese fúngica15 de esteróides.
O fluconazol é bem absorvido e os níveis plasmáticos e de biodisponibilidade sistêmica estão acima de 90% dos níveis obtidos após administração intravenosa.
As propriedades farmacocinéticas do fluconazol por via oral ou intravenosa são similares.
Em jejum os picos de concentração plasmática ocorrem entre 0,5 e 1,5 hora após a dose, com meia-vida de eliminação plasmática de aproximadamente 30 horas. As concentrações plasmáticas são proporcionais à dose. Após 4 a 5 dias, com múltiplas doses únicas diárias, são obtidos 90% das concentrações no estado de equilíbrio.
A administração de uma dose maciça (no primeiro dia), equivalente ao dobro da dose diária usual, atinge níveis plasmáticos de aproximadamente 90% das concentrações no estado de equilíbrio no segundo dia. O volume aparente de distribuição aproxima-se do volume total corpóreo de água. A ligação às proteínas16 plasmáticas é baixa (11 - 12%).
O fluconazol apresenta boa distribuição em todos os fluidos corpóreos estudados. Os níveis de fluconazol na saliva e escarro são similares aos níveis plasmáticos. Em pacientes com meningite2 fúngica15 os níveis de fluconazol no líquor17 são aproximadamente 80% dos níveis plasmáticos correspondentes.
O fluconazol é excretado principalmente pela urina18, com aproximadamente 80% da dose administrada na forma de droga inalterada. O "clearance" do fluconazol é proporcional ao "clearance" da creatinina19. Não há evidência de metabólitos20 circulantes.
A longa meia-vida de eliminação plasmática serve de suporte para a terapia de dose única diária para todas as indicações. Esta droga é altamente específica para as enzimas dependentes do citocromo fúngico21 P450. Dose diária de 50 mg de fluconazol até 28 dias demonstrou não afetar as concentrações plasmáticas de testosterona nos homens, ou as concentrações de esteróides em mulheres em idade reprodutiva. O fluconazol, em doses de 200 a 400 mg diários, não afeta de modo clinicamente significativo os níveis de esteróides endógenos ou a resposta estimulada do hormônio22 adrenocorticotrófico (ACTH) em voluntários normais do sexo masculino.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
2 Meningite: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
3 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
4 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
5 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
6 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
7 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
8 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
11 Fúngicas: Relativas à ou produzidas por fungo.
12 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
13 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
14 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
15 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
16 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
17 Líquor: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
18 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
19 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
20 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
21 Fúngico: Relativo à ou produzido por fungo.
22 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.