INFORMAÇÕES TÉCNICAS ACETATO DE HIDROCORTIZONA - CREME

Atualizado em 28/05/2016
O Acetato de Hidrocortisona é um corticosteróide de baixa potência, com propriedades antipruriginosa, antiinflamatória e vasoconstritora. A apresentação em creme é melhor indicada para lesões1 úmidas. Difunde-se através da membrana celular2 e forma complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Estes complexos entram no núcleo celular, ligam-se ao DNA e estimulam a transcrição do RNA-mensageiro e conseqüentemente síntese protéica de várias enzimas inibitórias, responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios dos corticosteróides tópicos. Esses efeitos antiinflamatórios incluem inibição do processo inicial tais como edema3, deposição de fibrina4, dilatação vascular5, migração e atividade fagocitária. Processos tardios como a deposição de colágeno6 e a formação de quelóide, também são inibidos pelos corticosteróides. Farmacocinética: É absorvido sistematicamente através do estrato córneo. Sua absorção pode ser aumentada se o veículo da forma farmacêutica solubilizar o corticosteróide ou se aumentar sua concentração na forma farmacêutica. Sua absorção percutânea também aumenta se a pele7 ou a mucosa8 estiver escoriada ou inflamada ou se a temperatura corporal estiver alta; há alguma absorção sistêmica dos corticosteróides de uso tópico9 pela mucosa8 oral. A absorção aumenta quando aumenta a potência ou quando o uso for prolongado. A biotransformação principal é na pele7 e, se for absorvida, é hepática10.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
3 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
4 Fibrina: Proteína formada no plasma a partir da ação da trombina sobre o fibrinogênio. Ela é o principal componente dos coágulos sanguíneos.
5 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
10 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS ACETATO DE HIDROCORTIZONA - CREME?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.