PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS NADERM

Atualizado em 28/05/2016

O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso do Naderm.

Qualquer reação adversa relatada com o uso sistêmico1 de corticosteróides, incluindo supressão supra-renal2, também pode ocorrer com o uso tópico3 dos corticosteróides, especialmente em lactentes4 e crianças. A absorção sistêmica dos corticosteróides tópicos eleva-se quando extensas áreas são tratadas ou quando se emprega a técnica oclusiva.

Recomenda-se precaução nestes casos ou quando há previsão de tratamentos prolongados, particularmente em lactentes4 e crianças.

O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hipófise5-supra-renal2, resultando em insuficiência6 supra-renal2 secundária.

O tratamento local prolongado com a neomicina deve ser evitado, pois pode causar sensibilização da pele7.

O uso de antibacterianos tópicos pode levar à sensibilização da pele7, resultando em reações de hipersensibilidade após subseqüente aplicação tópica ou sistêmica da medicação.

Podem ocorrer nefrotoxicidade8 e ototoxicidade9 moderada a grave devido à neomicina, especialmente se a função renal10 estiver prejudicada e drogas sistêmicas nefrotóxicas e ototóxicas forem administradas concomitantemente. Se houver absorção sistêmica significativa, pode ocorrer perda auditiva. Esta perda pode evoluir para surdez mesmo com a descontinuação da droga, e pode ser permanente.

Pacientes sensíveis a algum aminoglicosídeo também podem ser sensíveis à neomicina.

Pacientes sensíveis ao miconazol ou outros imidazóis podem também ser sensíveis ao cetoconazol.

Evitar ingestão de bebida alcoólica durante o tratamento.

Naderm não deve ser usado próximo aos olhos11 e não deve entrar em contato com a conjuntiva12.

Naderm não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano13 estiver perfurada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
2 Supra-renal:
3 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
4 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Hipófise:
6 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
9 Ototoxicidade: Dano causado aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Olhos:
12 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
13 Tímpano: Espaço e estruturas internas à MEMBRANA TIMPÂNICA e externas à orelha interna (LABIRINTO). Entre os componentes principais estão os OSSÍCULOS DA AUDIÇÃO e a TUBA AUDITIVA, que conecta a cavidade da orelha média (cavidade timpânica) à parte superior da garganta.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.