PACIENTES IDOSOS NADERM

Atualizado em 28/05/2016

Apesar de estudos apropriados com corticosteróides tópicos não terem sido realizados na população geriátrica, problemas específicos não são esperados nessa faixa etária. Contudo, pacientes idosos apresentam maior possibilidade de apresentarem atrofia1 cutânea2 secundária preexistente relacionada com a idade. Púrpura3 e lacerações da pele4, que podem aumentar a pele4 e o tecido subcutâneo5 da fáscia6 profunda, podem ocorrer com mais probabilidade em pacientes idosos. Assim, os corticosteróides tópicos devem ser usados com pouca freqüência, por curtos períodos e sob supervisão médica em pacientes com evidências de atrofia1 cutânea2 preexistente.

Não são conhecidos que o cetoconazol e a neomicina, ambos aplicados topicamente em pacientes idosos, tenham efeitos diferentes dos observados na população em geral.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
N.º do lote, data da fabricação e prazo de validade: vide rótulo/cartucho.

MS N.º 1.0298.0296
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis - CRF-SP N.º 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18
CRISTÁLIA - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
2 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Púrpura: Lesão hemorrágica de cor vinhosa, que não desaparece à pressão, com diâmetro superior a um centímetro.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Tecido Subcutâneo: Tecido conectivo frouxo (localizado sob a DERME), que liga a PELE fracamente aos tecidos subjacentes. Pode conter uma camada (pad) de ADIPÓCITOS, que varia em número e tamanho, conforme a área do corpo e o estado nutricional, respectivamente.
6 Fáscia: Fáscia é uma bainha, uma folha ou qualquer outra agregação dissecável de tecido conjuntivo que se forma sob a pele para anexar, fechar e separar músculos e outros órgãos internos. Ela é composta de tecidos conectivos fibrosos, moles, colágenos, soltos e densos espalhados por todo o corpo. O sistema fascial interpenetra e envolve todos os órgãos, músculos, ossos e fibras nervosas, dotando o corpo de uma estrutura funcional e proporcionando um ambiente que permite que todos os sistemas corporais operem de forma integrada.

Tem alguma dúvida sobre PACIENTES IDOSOS NADERM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.