
INFORMAÇÕES AO PACIENTE VIVACOR
Como este medicamento funciona?
O uso contínuo de VIVACOR reduz altos níveis de substâncias gordurosas no sangue1, chamadas lipídios (principalmente colesterol2 e triglicérides3). Esta redução é geralmente obtida em até 4 semanas e com a continuidade do tratamento é mantida após esse período.
Por que este medicamento foi indicado?
VIVACOR está indicado para reduzir altos níveis de substâncias gordurosas no sangue1, chamadas lipídios (principalmente colesterol2 e triglicérides3), geralmente quando mudanças na dieta e a prática de exercícios não foram suficientes para reduzir os níveis de substâncias gordurosas no sangue1. Se os altos níveis de lipídios não são tratados, podem ocorrer depósitos gordurosos nas paredes dos vasos sanguíneos4 que, com o passar do tempo, podem estreitar a passagem do sangue1 nestes vasos. Este fato é uma das causas mais comuns de doença de coração5.
VIVACOR pode retardar ou reduzir a progressão da aterosclerose6 (acúmulo de gordura7 nas paredes dos vasos sanguíneos4).
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar VIVACOR nas seguintes situações:
- História de alergia8 à rosuvastatina, ou a outros medicamentos da mesma classe, ou a qualquer um dos componentes do medicamento.
- Em pacientes que atualmente estejam com uma doença no fígado9.
- Em pacientes com insuficiência10 grave (mau funcionamento severo) no fígado9.
- Em pacientes com insuficiência10 grave (mau funcionamento severo) nos rins11.
- Em pacientes grávidas, tentando ficar grávida e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados, e durante a amamentação12.
Em pacientes que estiverem tomando ciclosporina (usada após transplante de órgãos), o uso de VIVACOR deve ser evitado.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Se você ficar grávida durante o tratamento com VIVACOR você deve parar de tomá-lo imediatamente e comunicar o seu médico.
VIVACOR deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
- Em pacientes que tenham história de doença no fígado9.
- Em pacientes que bebem regularmente grandes quantidades de álcool.
- Em pacientes que estão tomando os seguintes medicamentos: varfarina, ciclosporina, genfibrozila, inibidores da protease13 e antiácidos14. O uso de genfibrozila, em geral, deve ser evitado para pacientes15 que estão tomando VIVACOR.
Não se espera que VIVACOR afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.
Não é indicado o uso em crianças, pois não foi estabelecida a segurança e eficácia em crianças.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico se durante o tratamento com VIVACOR você sentir dores musculares inexplicadas ou se tem história de dor muscular.
Podem ocorrer alterações nos resultados de exames laboratoriais referentes ao funcionamento do fígado9 e músculo.
Se você ficar gravemente doente ou ficar internado em hospital, comunique a equipe médica que está tomando VIVACOR, pois pode ser necessário parar o tratamento por um curto período de tempo.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde16.
Como devo usar este medicamento?
VIVACOR é apresentado da seguinte maneira:
- VIVACOR 10 mg: comprimidos redondos, de cor rosa.
- VIVACOR 20 mg: comprimidos redondos, de cor rosa.
O tratamento com VIVACOR normalmente começa com 10 mg uma vez ao dia, via oral. Pacientes com condições clínicas especiais poderão iniciar o tratamento com 20 mg uma vez ao dia, via oral.
Depois de conferir a quantidade de lipídios em seu sangue1, seu médico pode decidir aumentar a dose até atingir a dose de VIVACOR adequada para você. A dose máxima diária é de 40 mg.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, uma vez ao dia, com água. Você pode tomar seu comprimido a qualquer hora do dia, com ou sem comida. Porém, tente tomar os comprimidos na mesma hora, todos os dias.
VIVACOR deve ser utilizado continuamente, até que o médico defina quando deve ser interrompido o uso deste medicamento.
Caso você esqueça de tomar um dia o comprimido de VIVACOR, não é necessário tomar a dose esquecida, deve-se apenas tomar a próxima dose, no horário habitual. Nunca tome uma dose dobrada para compensar uma dose perdida.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Quais os males que este medicamento pode causar?
Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
- Comuns: dor de cabeça17, mialgia18 (dores musculares), astenia19 (sensação geral de fraqueza), prisão de ventre, vertigem20, náusea21 (enjoô) e dor abdominal.
- Incomuns: prurido22 (coceira), exantema23 (erupção24 na pele25) e urticária26 (reações alérgicas na pele25).
- Raras: miopatia27 (doença do sistema muscular28, incluindo miosite - inflamação29 de um músculo), reações alérgicas (incluindo angioedema30 - inchaço31), rabdomiólise32 (síndrome33 causada por danos na musculatura esquelética), pancreatite34 (inflamação29 do pâncreas35) e aumento das enzimas do fígado9 no sangue1.
- Muito raras: artralgia36 (dor nas articulações37), icterícia38 (presença de coloração amarela na pele25 e nos olhos39), hepatite40 (inflamação29 do fígado9) e perda de memória.
Proteinúria41 (perda de proteína através da urina42) foi observada em um pequeno número de pacientes.
Os eventos adversos faringite43 (inflamação29 da faringe44) e outros eventos respiratórios como infecções45 das vias aéreas superiores, rinite46 (inflamação29 da mucosa47 nasal acompanhada de catarro) e sinusite48 (inflamação29 dos seios nasais49), também foram relatados.
ATENÇÃO: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.
O que fazer se alguém usar uma grnde quantidade deste medicamento de uma só vez?
Não existe tratamento específico para o caso de superdosagem com VIVACOR.
Em caso de ingestão de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita, você deve contatar imediatamente o médico.
Onde e como devo guardar este medicamento?
VIVACOR deve ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30°C), protegido da umidade.
Todo medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até o momento do uso.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.