
INFORMAÇÕES AO PACIENTE ALLESTRA
ALLESTRA 20 é um anticoncepcional oral. Como a primeira drágea1 é tomada no primeiro dia da menstruação2, a mulher está protegida durante todo o ciclo, inclusive durante os sete dias de intervalo, desde que siga as instruções.
ALLESTRA 20, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta uma validade de 36 meses a contar da data de sua fabricação.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO,
PODE PREJUDICAR A SUA SAÚDE3.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. A utilização ou não do produto durante o período de amamentação5 deve ser a critério médico.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Cuidados de administração:
A cartela de ALLESTRA 20 contém 21 drágeas6 e nesta cartela está marcado o dia da semana correspondente a cada drágea1.
As drágeas6 devem ser ingeridas diariamente, de preferência à mesma hora do dia, sem interrupção, a fim de se conseguir o efeito desejado.
Toda pílula anticoncepcional só deverá ser utilizada com orientação contínua do médico, por isto, antes de iniciar o tratamento, a paciente deve ser submetida a exames ginecológicos e principalmente excluída a existência de gravidez4.
A grande vantagem do ALLESTRA 20 é a redução da concentração de etinilestradiol que se encontra em 0,020 mg por drágea1, determinando uma diminuição dos efeitos colaterais7, principalmente os gastrintestinais, como náuseas8 e vômitos9.
Para utilizar ALLESTRA 20 e obter o máximo de eficácia, ler atentamente as instruções indicadas a seguir:
O 1º dia do ciclo corresponde ao 1º dia de menstruação2;
Tomar 1 drágea1 por dia, durante 21 dias seguidos seguir as setas indicadas na cartela sempre no mesmo horário, como por exemplo, na hora do café ou na hora do jantar;
Se esquecer de tomar 1 drágea1, a mesma deve ser tomada na hora em que perceber o esquecimento, desde que não tenha ultrapassado 12 horas do horário escolhido para fazer o tratamento. Se este período for maior do que 12 horas, continuar tomando as drágeas6 restantes, excluindo a drágea1 não tomada por esquecimento. Neste caso, tomar precauções adicionais para evitar a gravidez4 durante 14 dias seguidos ou até ocorrer a próxima menstruação2. Normalmente ocorre um sangramento durante a semana da pausa após o término desta cartela. Se não ocorrer o sangramento após um ciclo de tomada irregular, é preciso consultar o médico antes de reiniciar o tratamento;
Se ocorrerem vômitos9 ou diarréia10 no período de 4 horas após a tomada de ALLESTRA 20, as substâncias ativas da drágea1 podem não ter sido absorvidas adequadamente. Deve se continuar tomando diariamente as drágeas6 como o habitual, mas adotar também proteção contraceptiva adicional até o término deste ciclo (vide "Proteção contraceptiva adicional").
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Caso faça a interrupção, reiniciar uma nova cartela após 7 dias da última drágea1.
Suspendendo a utilização de ALLESTRA 20, a função dos ovários11 é recuperada e consequentemente existe o risco de gravidez4.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: sensibilidade, dor, secreção das mamas12, aumento da pressão arterial13, dor de cabeça14, problemas de estômago15, enjôos, sensação de aumento das mamas12, variações de peso, estados depressivos, alteração do desejo sexual e/ou qualquer alteração desagradável durante a utilização de ALLESTRA 20, principalmente se estas alterações surgirem com o uso de outros medicamentos.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
Como utilizar ALLESTRA 20:
O tratamento inicia se no primeiro dia da menstruação2. No primeiro dia da menstruação2, tomar a primeira drágea1 (verificar na cartela o dia da semana correspondente). Seguir a direção das setas e continuar a tomar uma drágea1 por dia, durante os 21 dias seguidos, até o fim da cartela. Tomar a drágea1 sem mastigar com um pouco de líquido. Para a tomada diária das drágeas6, pode ser escolhida uma hora qualquer, de preferência após o café da manhã ou após o jantar. O importante é tomar sempre mais ou menos na mesma hora. O horário regular diminui o risco de esquecimento. A ingestão irregular (em horários diferentes) e/ou o risco de esquecimento, aumentam a possibilidade de uma gravidez4. Após terminada a cartela, fazer uma pausa de 7 dias, ou seja, no oitavo dia iniciar outra cartela de ALLESTRA 20, mesmo que a menstruação2 não tenha terminado. Se não ocorrer o sangramento por privação neste intervalo, o tratamento não deve ser continuado até que seja excluída a possibilidade de gravidez4. Observar que da segunda cartela em diante, sempre a primeira pílula vai coincidir com o mesmo dia da semana em que se iniciou o tratamento.
Se iniciar o tratamento após o dia recomendado ou no período pós parto, deve se tomar precauções adicionais para evitar a gravidez4 durante os primeiros 14 dias de uso de ALLESTRA 20, por exemplo uso de preservativos (camisinha). Se a menstruação2 iniciou se há mais de 5 dias, aguardar até a próxima menstruação2 para começar o tratamento .