INFORMAÇÕES AO PACIENTE ALLESTRA

Atualizado em 28/05/2016

ALLESTRA 20 é um anticoncepcional oral. Como a primeira drágea1 é tomada no primeiro dia da menstruação2, a mulher está protegida durante todo o ciclo, inclusive durante os sete dias de intervalo, desde que siga as instruções.
ALLESTRA 20, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta uma validade de 36 meses a contar da data de sua fabricação.

NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO,

PODE PREJUDICAR A SUA SAÚDE3.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. A utilização ou não do produto durante o período de amamentação5 deve ser a critério médico.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Cuidados de administração:

A cartela de ALLESTRA 20 contém 21 drágeas6 e nesta cartela está marcado o dia da semana correspondente a cada drágea1.
As drágeas6 devem ser ingeridas diariamente, de preferência à mesma hora do dia, sem interrupção, a fim de se conseguir o efeito desejado.
Toda pílula anticoncepcional só deverá ser utilizada com orientação contínua do médico, por isto, antes de iniciar o tratamento, a paciente deve ser submetida a exames ginecológicos e principalmente excluída a existência de gravidez4.
A grande vantagem do ALLESTRA 20 é a redução da concentração de etinilestradiol que se encontra em 0,020 mg por drágea1, determinando uma diminuição dos efeitos colaterais7, principalmente os gastrintestinais, como náuseas8 e vômitos9.

Para utilizar ALLESTRA 20 e obter o máximo de eficácia, ler atentamente as instruções indicadas a seguir:

O 1º dia do ciclo corresponde ao 1º dia de menstruação2;
Tomar 1 drágea1 por dia, durante 21 dias seguidos seguir as setas indicadas na cartela sempre no mesmo horário, como por exemplo, na hora do café ou na hora do jantar;
Se esquecer de tomar 1 drágea1, a mesma deve ser tomada na hora em que perceber o esquecimento, desde que não tenha ultrapassado 12 horas do horário escolhido para fazer o tratamento. Se este período for maior do que 12 horas, continuar tomando as drágeas6 restantes, excluindo a drágea1 não tomada por esquecimento. Neste caso, tomar precauções adicionais para evitar a gravidez4 durante 14 dias seguidos ou até ocorrer a próxima menstruação2. Normalmente ocorre um sangramento durante a semana da pausa após o término desta cartela. Se não ocorrer o sangramento após um ciclo de tomada irregular, é preciso consultar o médico antes de reiniciar o tratamento;
Se ocorrerem vômitos9 ou diarréia10 no período de 4 horas após a tomada de ALLESTRA 20, as substâncias ativas da drágea1 podem não ter sido absorvidas adequadamente. Deve se continuar tomando diariamente as drágeas6 como o habitual, mas adotar também proteção contraceptiva adicional até o término deste ciclo (vide "Proteção contraceptiva adicional").
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Caso faça a interrupção, reiniciar uma nova cartela após 7 dias da última drágea1.

Suspendendo a utilização de ALLESTRA 20, a função dos ovários11 é recuperada e consequentemente existe o risco de gravidez4.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: sensibilidade, dor, secreção das mamas12, aumento da pressão arterial13, dor de cabeça14, problemas de estômago15, enjôos, sensação de aumento das mamas12, variações de peso, estados depressivos, alteração do desejo sexual e/ou qualquer alteração desagradável durante a utilização de ALLESTRA 20, principalmente se estas alterações surgirem com o uso de outros medicamentos.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Como utilizar ALLESTRA 20:

O tratamento inicia se no primeiro dia da menstruação2. No primeiro dia da menstruação2, tomar a primeira drágea1 (verificar na cartela o dia da semana correspondente). Seguir a direção das setas e continuar a tomar uma drágea1 por dia, durante os 21 dias seguidos, até o fim da cartela. Tomar a drágea1 sem mastigar com um pouco de líquido. Para a tomada diária das drágeas6, pode ser escolhida uma hora qualquer, de preferência após o café da manhã ou após o jantar. O importante é tomar sempre mais ou menos na mesma hora. O horário regular diminui o risco de esquecimento. A ingestão irregular (em horários diferentes) e/ou o risco de esquecimento, aumentam a possibilidade de uma gravidez4. Após terminada a cartela, fazer uma pausa de 7 dias, ou seja, no oitavo dia iniciar outra cartela de ALLESTRA 20, mesmo que a menstruação2 não tenha terminado. Se não ocorrer o sangramento por privação neste intervalo, o tratamento não deve ser continuado até que seja excluída a possibilidade de gravidez4. Observar que da segunda cartela em diante, sempre a primeira pílula vai coincidir com o mesmo dia da semana em que se iniciou o tratamento.

Se iniciar o tratamento após o dia recomendado ou no período pós parto, deve se tomar precauções adicionais para evitar a gravidez4 durante os primeiros 14 dias de uso de ALLESTRA 20, por exemplo uso de preservativos (camisinha). Se a menstruação2 iniciou se há mais de 5 dias, aguardar até a próxima menstruação2 para começar o tratamento .

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
2 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
7 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
8 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
9 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
10 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
11 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
12 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
13 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
14 Cabeça:
15 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.