POSOLOGIA CLINFAR

Atualizado em 28/05/2016

O paciente deve iniciar uma dieta padrão redutora de colesterol1 antes de receber sinvastatina e deve continuar nesta dieta durante o tratamento.Hipercolesterolemia2:

A dose inicial usual é de 10 mg/dia em tomada única à noite. Pacientes com hipercolesterolemia2 leve a moderada podem ser tratados com a posologia inicial de 5mg/dia. Ajustes posológicos, se necessários, devem ser feitos a intervalos não inferiores a 4 semanas, até o máximo de 40 mg/dia em tomada única, à noite. Se o nível de colesterol1 - LDL3 for reduzido para menos de 75mg/dia, ou se o colesterol1 total plasmático for reduzido para menos de 140mg/dl, deve-se considerar a redução da dose de sinvastatina.
Doença coronariana4:

Pacientes com doença coronariana4 podem ser tratados com a dose inicial de 20mg/dia administrada em tomada única à noite. Ajustes da posologia, se necessários, devem ser realizados conforme orientação descrita anteriormente (ver o subítem: de Hipercolesterolemia2).
Terapia concomitante:

Sinvastatina é eficaz isoladamente ou em combinação com os sequestrantes de ácidos biliares. Em pacientes recebendo ciclosporinas, fibratos ou niacina conco-mitante com sinvastatina, a dose máxima recomendada é de 10mg/dia (ver Precauções).
Posologia na insuficiência renal5:

Como a sinvastatina não é significativamente excretada pelos rins6, não devem ser necessárias modificações posológicas em pacientes com insuficiência renal5 moderada. Em pacientes com insuficiência renal5 grave (depuração de creatinina7 < 30 ml/min.) deve-se avaliar cuidadosamente a utilização acima de 10 mg/dia e quando essas doses forem necessárias devem ser introduzidas com cautela.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Hipercolesterolemia: Aumento dos níveis de colesterol do sangue. Está associada a uma maior predisposição ao desenvolvimento de aterosclerose.
3 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada “mau colesterol“.
4 Doença coronariana: Doença do coração causada por estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração. Se o fluxo é cortado, o resultado é um ataque cardíaco.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
7 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.