QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO DIAMICRON MR

Atualizado em 28/05/2016

CONTRA-INDICAÇÕESHipersensibilidade conhecida à Gliclazida ou a outras sulfoniluréias1 ou sulfonamidas ou a um dos excipientes utilizados;

Diabetes2 do tipo 1;

Pré-coma3 e coma3 diabético, ceto-acidose4 diabética;

Insuficiência renal5 ou hepática6 graves; nesses casos, recomenda-se o uso de insulina7;

Tratamento com miconazol;

Amamentação8 e gravidez9.

ESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO PARA CRIANÇAS.

ADVERTÊNCIAS
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde10.

Não deve ser utilizado durante a gravidez9 e a amamentação8, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez9 ou iniciar amamentação8 durante o uso deste medicamento.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.


PRECAUÇÕES
DIAMICRON MR é indicado no tratamento do diabetes2 adulto. Não deve ser utilizado durante a gravidez9.

DIAMICRON MR não dispensa, em nenhum caso, a dieta hipocalórica11 e/ou hipoglicídica. Os controles do diabético devem ser realizados regularmente.

Em caso de intervenção cirúrgica, o uso da insulina7 deve ser levado em conta.

O consumo de bebida alcoólica junto com DIAMICRON MR pode potencializar o efeito hipoglicemiante12 do medicamento.

Existe o risco de DIAMICRON MR causar uma hipoglicemia13 quando administrado sem justificativa em diabéticos controlados com dieta, em pacientes com alimentação insuficiente e nos casos de insuficiência renal5 e/ou hepática6 graves.

A ação microvascular de DIAMICRON MR não exige vigilância especial pois não é anticoagulante14.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Produtos que podem levar à hipoglicemia13:

Associação contra-indicada:

Miconazol (via sistêmica ou gel para uso oral).

Associações não recomendadas:

Fenilbutazona (via sistêmica) e álcool.

Associações que requerem precauções:

Betabloqueadores, fluconazol e inibidores da ECA (captopril, enalapril).

Produtos que podem levar à hiperglicemia15:

Associação não recomendada:

Danazol.

Associações que requerem precauções especiais:

Clorpromazina (neuroléptico16), glicocorticóides e tetracosactina (vias sistêmicas e local: administração intra-articular, cutânea17 e lavagem retal), exceto hidrocortisona quando usada como tratamento substituto na Doença de Addison e simpaticomiméticos Beta -2 (ritodrina, salbutamol18, terbutalina).

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde10.

Não deve ser utilizado durante a gravidez9 e a amamentação8, exceto sob orientação médica.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez9 ou iniciar amamentação8 durante o uso deste medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.


ESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO PARA CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
3 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
4 Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
8 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
11 Hipocalórica: Que é pouco calórica.
12 Hipoglicemiante: Medicamento que contribui para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capaz de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
13 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
14 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
15 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
16 Neuroléptico: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
17 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
18 Salbutamol: Fármaco padrão para o tratamento da asma. Broncodilatador. Inibidor do trabalho de parto prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.