INDICAÇÕES CEFALEXINA

Atualizado em 28/05/2016

A Cefalexina é indicada para o tratamento das seguintes infecções1 quando causadas por cepas2 sensíveis dos seguintes microrganismos:Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina).
Infecções1 do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes (a penicilina é o antibiótico de escolha no tratamento e prevenção de infecções1 estreptocócicas, incluindo a profilaxia da febre reumática3. A cefalexina é geralmente eficaz na erradicação de estreptococos da nasofaringe;4 contudo, dados substanciais estabelecendo a eficácia da cefalexina na prevenção tanto da febre reumática3 ou da endocardite5 bacteriana não estão disponíveis até o momento).
Otite média6 devida a S. pneumoniae, H. influenzae, estafilococos, estreptococos e M.catarrhalis.
Infecções1 da pele7 e tecidos moles causadas por estafilococos e/ou estreptococos.
Infecções1 ósseas causadas por estafilococos e/ou P. mirabilis.
Infecções1 do trato geniturinário incluindo prostatite8 aguda, causadas por E.coli, P. mirabilis e Klebsiella pneumoniae.
Infecções1 dentárias causadas por estafilococos e/ou estreptococos.
Nota: Deverão ser realizados testes de sensibilidade à Cefalexina e culturas apropriadas do microrganismo causador. Estudos da função renal9 devem ser efetuados quando indicado.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
3 Febre reumática: Doença inflamatória produzida como efeito inflamatório anormal secundário a infecções repetidas por uma bactéria chamada estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Caracteriza-se por inflamação das articulações, febre, inflamação de uma ou mais de uma estrutura cardíaca, alterações neurológicas, eritema cutâneo. Com o tratamento mais intensivo da faringite estreptocócica, a freqüência desta doença foi consideravelmente reduzida.
4 Nasofaringe;: Parte nasal da faringe, situada acima do nível do palato mole.
5 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
6 Otite média: Infecção na orelha média.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Prostatite: Quadro de inflamação da próstata.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Tem alguma dvida sobre INDICAÇÕES CEFALEXINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.