ADVERTÊNCIAS TRAVATAN

Atualizado em 28/05/2016

Foi relatado que TRAVATAN causa alterações nos tecidos pigmentados. As alterações relatadas com maior freqüência foram aumento na pigmentação da íris1 e tecido2 periorbital (pálpebra) e aumento na pigmentação e crescimento de cílios3. Estas alterações podem ser permanentes. TRAVATAN pode alterar gradualmente a coloração dos olhos4, aumentando a quantidade de pigmento castanho na íris1 através do aumento do número de melanossomas (grânulos de pigmento) nos melanócitos5. Os efeitos a longo prazo nos melanócitos5 e as conseqüências de um dano potencial aos melanócitos5 e/ou depósito de grânulos de pigmento em outras áreas dos olhos4 não são atualmente conhecidos. A alteração da coloração da íris1 ocorre lentamente e pode não ser perceptível por meses ou anos.
Os pacientes devem estar cientes da possibilidade de alteração da cor da íris1.
O escurecimento da pele6 palpebral tem sido relatado em associação ao uso de TRAVATAN Solução Oftálmica.
TRAVATAN Solução Oftálmica pode alterar gradualmente os cílios3 dos olhos4 tratados. As alterações incluem o aumento do comprimento, espessura, pigmentação e/ou número de cílios3.
Os pacientes tratados em apenas um dos olhos4 devem estar cientes da possibilidade de aumento da pigmentação castanha da íris1, do tecido2 periorbitário e/ou palpebral e dos cílios3, no olho7 tratado, ocorrendo assim heterocromia entre os olhos4. Pode ocorrer disparidade entre os olhos4 no comprimento, espessura e/ou número de cílios3.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Íris: Membrana arredondada, retrátil, diversamente pigmentada, com um orifício central, a pupila, que se situa na parte anterior do olho, por trás da córnea e à frente do cristalino. A íris é a estrutura que dá a cor ao olho. Ela controla a abertura da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no olho.
2 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
3 Cílios: Populações de processos móveis e delgados que são encontrados revestindo a superfície dos ciliados (CILIÓFOROS) ou a superfície livre das células e que constroem o EPITÉLIO ciliado. Cada cílio nasce de um grânulo básico na camada superficial do CITOPLASMA. O movimento dos cílios propele os ciliados através do líquido no qual vivem. O movimento dos cílios em um epitélio ciliado serve para propelir uma camada superficial de muco ou fluido.
4 Olhos:
5 Melanócitos: Células da pele que produzem o pigmento melanina.
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS TRAVATAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.