FARMACOCINÉTICA TRIFEDRIN

Atualizado em 28/05/2016
•  Após a administração oral da droga, a concentração plasmática da triprolidina ocorre mais ou menos dentro de 1,5h a 2,0h (Tmáx ).
•  A meia-vida plasmática da triprolidina é de aproximadamente 3,2h e da pseudoefedrina é de aproximadamente 5,5h (o ph da urina1 mantido entre 5,0 - 7,0).
•  A pseudoefedrina é parcialmente metabolizada no fígado2, num metabolito3 ativo. A triprolidina é um produto oxidado por enzima4 microssômica hepática5.
•  A pseudoefedrina e seu metabolito3 são excretados na urina1.
•  A taxa de excreção urinária da pseudoefedrina é acelerada, quando a urina1 é acidificada. Inversamente ao aumento do pH da urina1, a taxa de excreção urinária é diminuída.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.