INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS URICEMIL 100MG - CX C/ 50 ENV X 10 COMPR

Atualizado em 28/05/2016
6-Mercaptopurina e azatioprinaQuando administrados concomitantemente com URICEMIL®, apenas ¼ da dose usual desses citostáticos1 deve ser utilizada porque a inibição da xantina-oxidase prolongará a atividade dos mesmos.
Vidarabina (adenina arabinosídeo)
Evidências indicam que a meia-vida plasmática da vidarabina é aumentada na presença do Alopurinol, portanto deve-se redobrar a vigilância quanto à ocorrência de efeitos tóxicos.
Salicilatos e agentes uricosúricos
As drogas com atividade uricosúrica, tais como a probenecida ou altas doses de salicilato, podem acelerar a excreção do oxipurinol, principal metabólito2 do Alopurinol, diminuindo a atividade terapêutica3 do URICEMIL®, devendo ser avaliado em cada caso.
Clorpropamida4
Quando administrado concomitantemente com o URICEMIL® em pacientes com função renal5 prejudicada pode haver um aumento da atividade hipoglicêmica pois o Alopurinol e a clorpropamida4 podem competir pela excreção no túbulo renal5.
Anticoagulantes6 cumarínicos
Não há importância clínica nesta interação, mas todos os pacientes que receberam anticoagulantes6 devem ser cuidadosamente controlados.
Fenitoína
O Alopurinol pode inibir a oxidação hepática7 da fenitoína, mas estudos clínicos ainda não foram demonstrados sobre esta possibilidade.
Teofilina
Os níveis de teofilina devem ser controlados em pacientes que estejam iniciando ou aumentando as doses da terapia com Alopurinol, pois este pode inibir o metabolismo8 da teofilina.
Ampicilina/amoxicilina
Em pacientes recebendo ampicilina ou amoxicilina concomitantemente ao Alopurinol, houve um aumento de rash9 cutâneo10. Apesar de não estar estabelecida a causa da associação recomenda-se utilizar uma alternativa à ampicilina ou amoxicilina em pacientes recebendo Alopurinol.
Ciclosporina
Sua concentração plasmática pode ser aumentada durante o tratamento concomitante com o Alopurinol.
Ciclofosfamida, doxorrubicina, bleomicina, procarbazina, mecloroetamina
Houve aumento na supressão da medula11 pelo uso concomitante de ciclofosfamida e outros agentes citotóxicos12, com o Alopurinol, em pacientes com doenças neoplásicas13, outras que não a leucemia14.
Entretanto, estudos bem controlados em pacientes tratados com os outros agentes citotóxicos12 citados e o Alopurinol, não pareceu aumentar a reação tóxica destes agentes.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citostáticos: Diz-se de substâncias que inibem o crescimento ou a reprodução das células.
2 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
3 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
4 Clorpropamida: Medicação de uso oral para tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia ajudando o pâncreas a produzir mais insulina e o corpo a usar melhor a insulina produzida. Pertence à classe dos medicamentos chamada sulfoniluréias.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
9 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
10 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
11 Medula: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
12 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
13 Neoplásicas: Que apresentam neoplasias, ou seja, que apresentam processo patológico que resulta no desenvolvimento de neoplasma ou tumor. Um neoplasma é uma neoformação de crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular.
14 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS URICEMIL 100MG - CX C/ 50 ENV X 10 COMPR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.