INDICAÇÕES EPÓSIDO

Atualizado em 28/05/2016

Etopósido mostrou ser útil no controle das seguintes neoplasias1.
Tumores testiculares refratários2: em combinação com outros agentes quimioterápicos aprovados, em pacientes com tumores testiculares refratários2 que já receberam tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico e apropriados.
Tumores anaplásicos de pequenas células3 de pulmão4: em combinação com outros agentes quimioterápicos aprovados. (Evidências preliminares demonstraram que o etopósido pode ser eficaz também em outros tipos celulares de carcinoma5 de pulmão4).
Doença de Hodgkin6. Linfomas malignos (não Hodgkin): especialmente da variedade histiocítica.
Leucemia7 aguda não linfocítica.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
2 Refratários: 1. Que resiste à ação física ou química. 2. Que resiste às leis ou a princípios de autoridade. 3. No sentido figurado, que não se ressente de ataques ou ações exteriores; insensível, indiferente, resistente. 4. Imune a certas doenças.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
5 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
6 Doença de Hodgkin: Doença neoplásica que afeta o tecido linfático, caracterizada por aumento doloroso dos gânglios linfáticos do pescoço, axilas, mediastino, etc., juntamente com astenia, prurido (coceira) e febre. Atualmente pode ter uma taxa de cura superior a 80%.
7 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.