POSOLOGIA EPÓSIDO

Atualizado em 28/05/2016

A dose oral usual de etopósido é de 100-200 mg/m2/dia, nos dias 1 a 5, ou 200 mg/m2/dia, nos dias 1,3 e 5, a cada 3 a 4 semanas, em combinação com outras drogas aprovadas para uso na doença a ser tratada. A dose de etopósido cápsulas está baseada na dose intravenosa recomendada, considerando-se a biodisponibilidade dependente da dose de etopósido cápsulas. Uma dose oral de 100 mg seria comparável a uma dose de 75 mg, via intravenosa; uma dose oral de 400 mg seria comparável a uma dose de 200 mg, via intravenosa. A biodisponibilidade também varia de paciente para paciente1 após qualquer dose oral. Isso deve ser levado em consideração ao se prescrever esse medicamento. Em vista da variabilidade intra-paciente significativa, o ajuste de dose pode ser necessário para atingir o efeito terapêutico desejado. A dose deverá ser modificada em função dos efeitos mielodepressores de outras drogas administradas em associação ou de efeitos de terapia prévia com raio-X ou quimioterapia2, que possam ter comprometido a reserva medular. Um esquema posológico alternativo de etopósido consiste em 50 mg/m2 por dia durante 2 a 3 semanas, com a repetição dos ciclos após um intervalo de uma semana ou mediante a recuperação da mielodepressão. Doses diárias maiores de 200 mg devem ser administradas em doses divididas (duas vezes ao dia). As cápsulas devem ser administradas com estômago3 vazio.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Para paciente: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Paciente disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
3 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.