COMPOSIÇÃO COMPLETA ZOLTEC

Atualizado em 28/05/2016

Cápsulas:

Cada cápsula de Zoltec* 50 mg contém 50 mg de fluconazol.
Cada cápsula de Zoltec* 100 mg contém 100 mg de fluconazol.
Cada cápsula de Zoltec* 200 mg contém 200 mg de fluconazol.

Excipientes utilizados: lactose1, amido de milho, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio e lauril sulfato de sódio.

Pó para Suspensão Oral:

Cada frasco de Zoltec* 50 mg/5 ml contém pó para suspensão oral equivalente a 350 mg de fluconazol. Após a reconstituição com água cada 5 ml (1 dose) de suspensão contém 50 mg de fluconazol. Este frasco contém 7 doses de Zoltec* (fluconazol).

Cada frasco de Zoltec* 200 mg/5 ml contém pó para suspensão oral equivalente a 1400 mg de fluconazol. Após a reconstituição com água cada 5 ml (1 dose) de suspensão contém 200 mg de fluconazol. Este frasco contém 7 doses de Zoltec* (fluconazol).

Excipientes: sacarose (2,88 g em 5 ml para a concentração de 50 mg/5 ml ou 2,73 g em 5 ml para a concentração de 200 mg/5 ml), sílica anidra coloidal, dióxido de titânio, goma xanthan, citrato de sódio diidratado, ácido cítrico anidro, benzoato de sódio e aroma natural de laranja.

                         

                        Solução para Infusão Intravenosa:

                        Cada ml de Zoltec* infusão intravenosa contém 2 mg de fluconazol.

                        Excipientes: cloreto de sódio e água para injetável.

                         
- INFORMAÇÕES AO PACIENTE

As cápsulas e o pó para suspensão oral devem ser conservados em local seco, em temperatura ambiente (entre 15 e 30oC).

Zoltec* (fluconazol), nas formas cápsulas e pó para suspensão oral deve ser administrado por via oral, podendo ser tomado juntamente com as refeições.

Para reconstituir o pó para suspensão oral siga corretamente o folheto de instruções contido na embalagem do produto. Após a reconstituição do pó a suspensão deve ser mantida em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) por no máximo 14 dias. Suspensão não utilizada até esta data deve ser descartada. A suspensão deve ser agitada antes de cada administração. A suspensão não deve ser congelada.

A solução para infusão intravenosa deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). A infusão intravenosa não deve ser congelada.

Embora não tenham sido observadas incompatibilidades específicas, a mistura com qualquer outra droga antes da infusão não é recomendada.

O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com prazo de validade vencido.

O uso na gravidez2 não é recomendado, exceto no julgamento do médico, em pacientes com infecções3 fúngicas4 severas ou que apresentem risco de vida e nos quais os potenciais benefícios possam superar os possíveis riscos ao feto5.

Informar o médico da ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término.

Zoltec* (fluconazol) é contra-indicado em mulheres que estejam amamentando.

Zoltec* (fluconazol) é contra-indicado em pacientes com conhecida sensibilidade à droga, a compostos azólicos ou a qualquer componente do produto. Informar ao médico qualquer reação alérgica6 ocorrida com uso anterior de medicamentos.

As reações adversas mais comuns incluem: náusea7, dor abdominal, diarréia8, flatulência e dor de cabeça9.

Informar o médico se erupção10 cutânea11 ocorrer.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE12.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Fúngicas: Relativas à ou produzidas por fungo.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
7 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
8 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
9 Cabeça:
10 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
11 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
12 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.