INTERAÇÃO DROGA/EXAMES LABORATORIAIS SOTACOR

Atualizado em 28/05/2016

A PRESENÇA DE SOTAL0L NA URINA1 PODE RESULTAR EM NÍVEIS FALSO-POSITIVOS ELEVADOS DE METANEFRINA QUANDO MEDIDOS POR MÉTODOS FOTOMÉTRICOS. PACIENTES COM SUSPEITA DE FEOCROMOCITOMA2 E QUE SÃO TRATADOS COM SOTALOL DEVEM TER SUA URINA1 ANALISADA ATRAVÉS DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PRESSÃO COM EXTRAÇÃO DA FASE SÓLIDA.


Gravidez3 - Categoria B: EMBORA NÃO HAJA ESTUDOS ADEQUADOS E BEM CONTROLADOS NA GRAVIDEZ3, SOTACOR DEMONSTROU ATRAVESSAR A PLACENTA, E É ENCONTRADO NO LÍQUIDO AMNIÓTICO4. PORTANTO, SOTACOR DEVE SER USADO DURANTE A GRAVIDEZ3 SOMENTE SE O BENEFÍCIO POTENCIAL FOR MAIOR QUE O RISCO POTENCIAL.

Lactantes5: SOTACOR É EXCRETADO NO LEITE DE ANIMAIS DE LABORATÓRIOS E FOI RELATADO SUA PRESENÇA NO LEITE HUMANO. DEVIDO AO POTENCIAL DE REAÇÕES ADVERSAS DO SOTACOR EM LACTENTES6, NA DECISÃO DE SE INTERROMPER A AMAMENTAÇÃO7 OU DE DESCONTINUAR A DROGA, DEVE-SE LEVAR EM CONTA A IMPORTÂNCIA DA DROGA PARA A MÃE.

Uso Pediátrico: A SEGURANÇA E EFICÁCIA DO SOTACOR EM CRIANÇAS ABAIXO DE 18 ANOS NÃO FOI ESTABELECIDA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
2 Feocromocitoma: São tumores originários das células cromafins do eixo simpático-adrenomedular, caracterizados pela autonomia na produção de catecolaminas, mais freqüentemente adrenalina e/ou noradrenalina. A hipertensão arterial é a manifestação clínica mais comum, acometendo mais de 90% dos pacientes, geralmente resistente ao tratamento anti-hipertensivo convencional, mas podendo responder a bloqueadores alfa-adrenérgicos, bloqueadores dos canais de cálcio e nitroprussiato de sódio. A tríade clássica do feocromocitoma, associado à hipertensão arterial, é composta por cefaléia, sudorese intensa e palpitações.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
5 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
6 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÃO DROGA/EXAMES LABORATORIAIS SOTACOR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.