INFORMAÇÕES TÉCNICAS TIMENTIN

Atualizado em 28/05/2016

TIMENTIN contém como princípios ativos a ticarcilina, quimicamente o sal dissódico do ácido 6-[(carboxi-3-tienilacetil)amino]-3, 3- dimetil- 7- oxo- 4- thio -1 -azabiciclo [3.2.0] heptano -2 -carboxílico, e o clavulanato de potássio, sal potássico do ácido clavulânico.
A ticarcilina é um antibiótico semi-sintético de amplo espectro de ação, derivado do núcleo básico da penicilina, o ácido 6-amino-penicilânico.

O ácido clavulânico é uma substância produzida pela fermentação do Streptomyces clavuligerus. É um beta-lactâmico estruturalmente relacionado às penicilinas, que possui a propriedade especial de inativar de modo irreversível uma gama de enzimas beta-lactamases, comumente encontradas em microrganismos resistentes às penicilinas e às cefalosporinas. Em particular, tem boa atividade contra o plasmídeo mediador das beta-lactamases, clinicamente importante para a transferência de resistência à droga.

As concentrações séricas máximas, tanto da ticarcilina quanto do ácido clavulânico, são atingidas imediatamente após o término da infusão (30 min). Os níveis séricos de ticarcilina são semelhantes àqueles produzidos pela administração de quantidades equivalentes de ticarcilina isolada, com uma média de nível sérico máximo de 330mcg/ml. A média correspondente de níveis séricos máximos para o ácido clavulânico é de 8mcg/ml. A área média sob as curvas de concentração sérica para a ticarcilina é de 485mcg/ml.h e para o ácido clavulânico de 8,2mcg/ml.h.
A meia-vida sérica da ticarcilina e do ácido clavulânico em voluntários sadios é de 68 minutos e 64 minutos, respectivamente, após a administração de TIMENTIN.
Aproximadamente 60%-70% de ticarcilina e 35%-45% de ácido clavulânico são excretados inalterados pela urina1, durante as primeiras 6 horas após a administração de uma dose única de TIMENTIN em voluntários sadios e com função renal2 normal. Duas horas após uma injeção3 intravenosa de TIMENTIN, as concentrações de ticarcilina na urina1 geralmente excedem 1.500mcg/ml, enquanto que as de ácido clavulânico excedem 40mcg/ml. Cerca de 4-6 horas após a injeção3, as concentrações de ticarcilina e ácido clavulânico na urina1 geralmente caem para 190mcg/ml e 2mcg/ml, respectivamente.
Nenhum dos componentes de TIMENTIN tem alta ligação protéica; a ticarcilina apresenta um percentual de ligações protéicas de aproximadamente 45% e o ácido clavulânico de 9%.
Pode-se atingir níveis séricos um pouco mais altos e mais prolongados de ticarcilina com a administração simultânea de probenecida; no entanto, a probenecida não eleva os níveis séricos do ácido clavulânico.
A ticarcilina pode ser detectada em tecidos e fluidos intersticiais após a administração parenteral.

A penetração de ticarcilina na bile4, no fluido pleural e no fluido cerebrospinal com inflamação5 das meninges6 já foi demonstrada. Os resultados de experiências envolvendo a administração de ácido clavulânico em animais sugerem que esta substância, como a ticarcilina, é bem distribuída pelos tecidos do corpo.

Cada frasco-ampola de TIMENTIN contém 4,75mEq (109mg) de sódio/grama7 do produto e 0,15mEq (6mg) de potássio/grama7 do produto.

A solução reconstituída do produto apresenta um pH entre 5.5 a 8.0.

A presença do ácido clavulânico em TIMENTIN protege a ticarcilina da degradação pelas beta-lactamases e, efetivamente, aumenta o seu espectro antibacteriano, que passa a ter ação contra várias bactérias que normalmente seriam resistentes à ticarcilina e a outros antibióticos beta-lactâmicos. Desta forma, TIMENTIN possui propriedades características de um antibiótico de amplo espectro e inibidor de beta-lactamases.

Além de sua eficácia clínica em infecções8 as mais variadas, os estudos in vitro têm demonstrado a sensibilidade de uma grande quantidade de cepas9 de microrganismos, tais como:

            .    Bactérias gram-negativas: Pseudomonas aeruginosa, Pseudomonas spp (incluindo Pseudomonas maltophila), Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Providência rettgeri (formalmente Proteus rettgeri), Providência stuartii, Morganella morganii (formalmente Proteus morganii), Escherichia coli, Enterobacter spp (embora a maioria das cepas9 das espécies de Enterobacter sejam resistentes in vitro, demonstrou-se  a eficácia clínica quando do uso de TIMENTIN em infecções8 urinárias causadas por estes microrganismos), Acinetobacter spp, Haemophilus influenzae, Branhamella catarrhalis, Serratia spp (incluindo S. marcescens), Neisseria gonorrhoeae, Neisseria meningitidis*, Salmonella spp, Klebsiella spp (incluindo Klebsiella pneumoniae), Citrobacter spp (incluindo C. freundii, C. diversus, C. amalonaticus). Tanto os produtores como os não-produtores de beta-lactamases.

.    Bactérias gram-positivas: Staphylococcus aureus produtores ou não de beta-lactamases, Staphylococcus saprophyticus, Staphilococcus epidermidis (cogulase negativo), produtores ou não de beta-lactamases, Streptococcus pneumoniae* (D. pneumoniae), Streptococcus bovis*, Streptococcus agalactiae* (grupo B), Streptococcus faecalis* (Enterococcus), Streptococcus pyogenes* (Grupo A, beta-hemolítico), Streptococcus do grupo Viridans*.

.    Bactérias anaeróbias: Bacteróides spp, incluindo o  grupo de B. fragilis (B. fragilis, B. vulgatus) produtores ou não de beta-lactamases, não-fragilis  (Beta melaninogenicus) produtores ou não de beta-lactamases, B. thetaiotaomicron, B.ovatus, B. distasonis  produtores ou não de beta-lactamases, Clostridium spp (incluindo C. perfringens, C. difficile, C. sporogenes, C. ramosum e C. bifermentans*), Eubacterium spp, Fusobacterium spp (incluindo F. nucleatum e F. necrophorum*), Peptococus spp,  Peptostreptococcus spp*, Veillonella spp.
           
            *    Estes microrganismos não são produtores de beta-lactamase, portanto, são sensíveis à ação da ticarcilina isolada.
           

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
5 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
6 Meninges: Conjunto de membranas que envolvem o sistema nervoso central. Cumprem funções de proteção, isolamento e nutrição. São três e denominam-se dura-máter, pia-máter e aracnóide.
7 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
8 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
9 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.