INDICAÇÕES TIMENTIN

Atualizado em 28/05/2016

TIMENTIN é indicado no tratamento de infecções1 causadas por cepas2 de microrganismos sensíveis, nas seguintes condições:

            Septicemia3: incluindo bacteremia4, causada por cepas2 de espécies de Klebsiella* produtoras de beta-lactamase, E. coli*, Staphylococcus aureus* e Pseudomonas aeruginosa* (e outras espécies de Pseudomonas*).

Infecções1 das vias aéreas inferiores: causadas por cepas2 de Staphylococcus aureus, Hemophilus influenzae* e Klebsiella spp* produtoras de beta-lactamase.            
            Infecções1 dos ossos e articulações5: causadas por cepas2 de Staphylococcus aureus produtoras de beta-lactamase.
Infecções1 de pele6 e tecidos moles: causadas por cepas2 de Staphylococcus aureus, Klebsiella spp* e Escherichia coli*, produtoras de beta-lactamases.
           
            Infecções1 do trato urinário7 (complicadas e não-complicadas): causadas por cepas2 produtoras de beta-lactamase de Escherichia coli, Klebsiella spp, Pseudomonas aeruginosa* (e outras espécies de Pseudomonas*), Citrobacter spp*, Enterobacter cloacae*, Serratia marcescens* e Staphylococcus aureus*.
           
            Infecções1 ginecológicas: endometrite causada por cepas2 produtoras de beta-lactamase de B. melaninogenicus*, Enterobacter spp (incluindo E. cloacae*), Eschericha coli, Klebsiella pneumoniae*, Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis.
           
            *    A eficácia para este microrganismo, neste sistema orgânico, foi estudada em menos de 10 infecções1.
           
Enquanto TIMENTIN é indicado apenas para as condições listadas acima, as infecções1 causadas por microrganismos sensíveis à ticarcilina também são sensíveis ao tratamento com TIMENTIN, devido à presença de ticarcilina em sua composição. Por esse motivo, infecções1 mistas causadas por microrganismos sensíveis à ticarcilina e microrganismos produtores de beta-lactamase sensíveis ao TIMENTIN não requerem tratamento concomitante com outro antibiótico.

Testes apropriados de cultura e sensibilidade devem ser realizados antes do tratamento, a fim de isolar e identificar os microrganismos que estão causando a infecção8 e para determinar sua sensibilidade ao TIMENTIN. Devido a seu amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, TIMENTIN é particularmente útil no tratamento de infecções1 mistas e para a terapia preventiva anterior à identificação dos microrganismos causadores da infecção8.

TIMENTIN demonstrou ser eficaz como terapia isolada no tratamento de algumas infecções1 graves, nas quais normalmente é utilizada uma combinação de antibióticos. A terapia com TIMENTIN pode ser iniciada antes que os resultados de tais testes sejam conhecidos desde que existam razões para supor que a infecção8 pode envolver quaisquer dos microrganismos produtores de beta-lactamase listados acima; entretanto, uma vez que os resultados sejam conhecidos, a terapia adequada deve ser iniciada.

In vitro, o sinergismo entre TIMENTIN, gentamicina, tobramicina ou amicacina contra certas cepas2 multirresistentes de Pseudomonas aeruginosa foi demonstrado. A terapia combinada9 foi bem-sucedida, especialmente em pacientes com sistema imunológico10 deficiente. Ambas as drogas devem ser usadas em doses terapêuticas. Assim que os resultados dos testes de cultura e sensibilidade estiverem disponíveis, a terapia antimicrobiana deve ser ajustada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
3 Septicemia: Septicemia ou sepse é uma infecção generalizada grave que ocorre devido à presença de micro-organismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Geralmente ela ocorre a partir de outra infecção já existente.
4 Bacteremia: Presença de bactérias no sangue, porém sem que as mesmas se multipliquem neste. Quando elas se multiplicam no sangue chamamos “septicemia”.
5 Articulações:
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Trato Urinário:
8 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
9 Terapia combinada: Uso de medicações diferentes ao mesmo tempo (agentes hipoglicemiantes orais ou um agente hipoglicemiante oral e insulina, por exemplo) para administrar os níveis de glicose sangüínea em pessoas com diabetes tipo 2.
10 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.