INFORMAÇÕES TÉCNICAS TRIAZOL

Atualizado em 28/05/2016

TRIAZOL é um potente agente antifúngico da nova classe dos triazólicos. Atua inibindo com especificidade a biossíntese do ergosterol de origem fúngica1, praticamente não interferindo no metabolismo2 do ergosterol de mamíferos. O fluconazol administrado por via oral atinge níveis plasmáticos e de biodisponibilidade sistêmica quase idênticos ao fluconazol endovenoso. Quando administrado em jejum, o fluconazol atinge as mais altas concentrações plasmáticas entre 30 e 90 minutos, tendo uma meia-vida de aproximadamente 30 horas, o que permite dose única diária. TRIAZOL tem boa penetração em todos os fluidos corpóreos. Ele é encontrado em altas concentrações no suor, na pele3, na saliva, no escarro, no líquido cefalorraquidiano4 e em regiões de difícil acesso como na base da queratina. A principal via excretora é a renal5, por onde 80% da dose administrada é eliminada através da urina6, de forma inalterada. O clearance do fluconazol é proporcional ao da creatinina7. O fluconazol demonstrou não alterar os níveis plasmáticos de testosterona no homem, ou de esteróides nas mulheres em idade reprodutiva.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Líquido cefalorraquidiano: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
7 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.