PRECAUÇÕES VIRACEPT

Atualizado em 28/05/2016

Não há nenhum dado sobre farmacocinética e segurança de Nelfinavir em pacientes com significativa disfunção hepática1 ou renal2. Nelfinavir é principalmente metabolizado e eliminado pelo fígado3. Portanto, deve ser tomada precaução quando da administração dessa droga em pacientes com função hepática1 alterada. A eficácia e segurança de Nelfinavir em crianças com idade abaixo de 2 anos, não está ainda estabelecida.Conseqüentemente Nelfinavir pode ser usado em crianças abaixo de 2 anos apenas quando o potencial benefício claramente ultrapasse o risco (refere-se às informações de Viracept®, pó para Solução Oral). Tem sido descritos sangramentos, incluindo hematomas4 cutâneos e hemartrose em pacientes hemofílicos tipo A e B tratados com inibidores de protease. Em alguns pacientes foi administrado fator VIII adicional. Em mais da metade dos casos reportados o tratamento com inibidores de protease foi mantido ou reintroduzido nos casos de descontinuação. Foi evocada uma relação causal apesar dos mecanismos não terem sido elucidados.
Pacientes hemofílicos devem em função disso estar cientes da possibilidade de aumento de sangramento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Hematomas: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES VIRACEPT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.