GRAVIDEZ E LACTAÇÃO VIRACEPT

Atualizado em 28/05/2016

Em animais de experimentação (ratos) não foram observados efeitos adversos relativos à reprodução1 quando as doses usadas propiciaram uma exposição sistêmica comparável àquelas observadas com a dose clínica. Não existem experimentos em mulheres grávidas. Até que esses dados estejam disponíveis durante a gravidez2, Viracept® só deve ser administrado depois de considerações especiais. Especialistas recomendam que mulheres infectadas pelo HIV3 não amamentem seus filhos sob nenhuma circunstância, visando evitar a transmissão do vírus4. Não há dados disponíveis da excreção de Nelfinavir no leite humano. Em animais de experimentação (ratos) Nelfinavir é excretado no leite. Até que mais dados estejam disponíveis, mães devem ser instruídas a descontinuar a amamentação5 se estiverem recebendo Viracept®.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Tem alguma dvida sobre GRAVIDEZ E LACTAÇÃO VIRACEPT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.