OUTRAS INTERAÇÕES POTENCIAIS VIRACEPT

Atualizado em 28/05/2016

Viracept® aumenta as concentrações plasmáticas de Terfenadina. Desse modo não deve ser administrado simultaneamente em função do alto potencial de risco para arritmias1 cardíacas. Considerando que interações similares podem acontecer com Astemizol e Cizapride não se deve administrá-los concomitantemente a Viracept®. Apesar de que estudos específicos ainda não foram feitos, sedativos potentes metabolizados pela CYP3A como Triazolan ou Midazolan não devem ser co-administrados com Viracept® devido ao potencial para sedação2 prolongada. Para outros componentes que são substratos para a CYP3A (bloqueadores do canal de cálcio) as concentrações plasmáticas podem elevar-se durante a co-administração com Viracept® devendo então esses pacientes serem monitorados para a toxicidade3 associada a estas drogas. Baseado nos perfis metabólicos conhecidos, interações de drogas clinicamente significantes não devem ser esperados com Dapsona, Claritromicina, Trimetoprina/Sulfametoxazol e outros antibióticos macrolídeos. Administração de 750mg de Viracept® 3 vezes ao dia e OVCON-35® (Bristol-Myers Squibb) por 7 dias resultou numa diminuição de 47% no Etinilestradiol e uma diminuição de 18% da Noetidrone ASC. Deve-se tecer considerações a respeito do aumento da dose de contraceptivo oral, entretanto a efetividade deste aumento ainda não foi avaliada.
Métodos contraceptivos alternativos devem ser considerados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
2 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
3 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Tem alguma dvida sobre OUTRAS INTERAÇÕES POTENCIAIS VIRACEPT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.