MANUTENÇÃO ENFLURAN

Atualizado em 28/05/2016
Os níveis cirúrgicos de anestesia1 podem ser mantidos com concentrações de 0,5% a 2% de ENFLURAN, com as quais se obtém relaxamento muscular adequado para cirurgia intra-abdominal.Caso haja necessidade de um efeito mais acentuado nesse sentido, pode-se administrar doses suplementares de miorrelaxantes.
É preferível ventilar o suficiente para manter a tensão de CO2 arterial em torno de 35 a 45 mm Hg do que recorrer a uma hipo ou hiperventilação. Desse modo reduz-se ao mínimo a possibilidade de uma eventual excitação do SNC2. Salvo em casos de complicações, a tensão arterial durante a manutenção é inversamente proporcional à concentração de ENFLURAN. Por conseguinte, uma queda acentuada das cifras tensionais pode ser devida a um aprofundamento excessivo do nível de anestesia1, a menos que seja atribuível a hipovolemia3.
Em tais casos, é prudente reduzir a concentração do anestésico.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
2 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Hipovolemia: Diminuição do volume de sangue secundário a hemorragias, desidratação ou seqüestro de sangue para um terceiro espaço (p. ex. peritônio).

Tem alguma dúvida sobre MANUTENÇÃO ENFLURAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.