INTERAÇÕES EM TESTES LABORATORIAIS LOVASTATINA

Atualizado em 28/05/2016
Raramente foram relatados aumentos importantes e persistentes das transaminases séricas (ver item PRECAUÇÕES e ADVERTÊNCIAS). Foram relatadas alterações de outros testes de função hepática1 incluindo elevação de fosfatase alcalina2 e de bilirrubina3. Foram relatados aumentos nos níveis de creatinina4 quinase (CK) (atribuíveis à fração não-cardíaca  da CK). Esses efeitos têm sido geralmente leves e transitórios, e raramente foram reportados aumentos intensos (ver item PRECAUÇÕES e ADVERTÊNCIAS, Efeitos musculares).
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
2 Fosfatase alcalina: É uma hidrolase, ou seja, uma enzima que possui capacidade de retirar grupos de fosfato de uma distinta gama de moléculas, tais como nucleotídeos, proteínas e alcaloides. Ela é sintetizada por diferentes órgãos e tecidos, como, por exemplo, os ossos, fígado e placenta.
3 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
4 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.