INFORMAÇÕES AO PACIENTE ACTONEL 5 MG

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento: ACTONEL® 5 mg é um medicamento à base de risedronato sódico indicado para o tratamento e prevenção da osteoporose1 em mulheres no período pós-menopausa2. É também indicado para manter ou aumentar a massa óssea nos homens e mulheres sob tratamento com corticosteróides sistêmicos3 a longo prazo.
Cuidados de armazenamento: este medicamento deve ser mantido dentro da embalagem original; conservar em temperatura ambiente (15-30°C).
Prazo de validade: Vide cartucho. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE4.
Gravidez5 e Lactação6: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez5 durante o tratamento ou após o seu término ou se está amamentando. ACTONEL® 5 mg não deve ser utilizado durante a gravidez5 ou lactação6.
Cuidados de administração: siga corretamente as instruções do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O alimento pode interferir na absorção de ACTONEL® 5 mg; desta forma, deve-se assegurar a adequada absorção nos pacientes que utilizam ACTONEL® 5 mg (ver item Posologia e Modo de Usar).
Interrupção do tratamento: não interromper ou modificar o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: dores músculo-esquelética e/ou abdominal, bem como quaisquer outros sinais7 e sintomas8.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias: a ingestão concomitante de medicações contendo cálcio, magnésio, ferro ou alumínio irá interferir na absorção de ACTONEL® 5 mg (ver item Precauções e Advertências).
Contra-indicações e precauções: ACTONEL® 5 mg é contra-indicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. É também contra-indicado em pacientes que apresentam baixos níveis de cálcio no sangue9. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento com ACTONEL® 5 mg.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE4.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE ACTONEL 5 MG?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.