RESULTADOS DE EFICÁCIA GLUCOREUMIN

Atualizado em 28/05/2016

Os resultados dos ensaios pivot sugerem que na população média de pacientes, pode-se esperar o que segue com relação à eficácia do medicamento. Foram evidentes as melhorias clinicamente observadas de 2 pontos, em média, em todos os estudos após as duas primeiras semanas de tratamento. Foi evidenciada uma atividade sintomática1 mais rápida do antiinflamatório não esteroidal (AINE) durante estas duas primeiras semanas de tratamento, mas o estudo de Muller, Fassbender et al (1) sugere que a partir da terceira semana o aumento da melhoria era similar entre glicosamina e o antiinflamatório (ibuprofeno). Após quatro semanas de tratamento o decréscimo no Index de Lequesne (2) com a glicosamina foi em média de 3 pontos (aproximadamente 30% nos valores de recrutamento) e é signifi cativamente diferente do placebo2 (estudo por Noack et al (3)), mas novamente não há diferença em relação ao antiinfl amatório (estudo
de Muller, Fassbender et al (1)). A melhoria com a glicosamina pode continuar de uma forma quase linear até atingir uma redução média do Index de cerca de 5 pontos, após 3 meses de tratamento.
Durante este tipo de tratamento em médio prazo, os efeitos do antiinflamatório tendem a se estabilizar, enquanto não são evidentes melhorias com o placebo2, após decréscimo de 1-2 pontos no primeiro mês.
De particular relevância é o fato de que esta melhoria com a glicosamina após 3 meses do estudo, é mantida durante pelo menos 2 meses após a descontinuação do fármaco3, contrariamente ao que aconteceu com o antiinflamatório cujos efeitos tendem a se perder rapidamente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
3 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.