
INFORMAÇÕES AO PACIENTE VÉDICA 350MG
Ação do medicamento:
O extrato da goma-resina de Boswellia serrata possui ação antiinflamatória pela inibição da produção de leucotrienos1 através da ação direta sobre a 5-lipoxigenase, uma enzima2 chave para a produção de leucotrienos1 e também pela inibição da enzima2 elastase leucocitária e do complemento.
Indicação do medicamento:
O medicamento VEDICA, extrato seco de Boswellia serrata, esta indicado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, particularmente da colite3 ulcerativa e doença de Crohn4.
Indicações Complementares:
Secundariamente o produto VEDICA (extrato seco de Boswellia serrata) tambem pode ser recomendado no tratamento de osteoartrite5 e artrite reumatóide6.
Riscos do medicamento
Contra-indicações:
O produto VEDICA (extrato seco de Boswellia serrata) e contra-indicado nos casos de hipersensibilidade ao extrato seco de Boswellia serrata ou aos componentes da formulação do produto.
Precauções e Advertências:
Em pacientes com gastrite7 ou doença de refluxo gastroesofágico8 pré-existente o uso de extratos de Boswellia serrata deve ser cuidadoso, pois refluxo e dor epigástrica tem sido associados com o uso do produto.
Gravidez9
A goma-resina de Boswellia serrata tem sido reportada em literaturas tradicionais como tendo atividade emenagoga, podendo interferir na gestação assim, deve-se evitar o uso durante a gravidez9 e lactação10 sem acompanhamento e consentimento do medico responsável.
Amamentação11
Não existem informações disponíveis sobre a utilização deste produto por pacientes gravidas ou que estejam amamentando. Segundo estudos, o óleo essencial especificamente não deve ser administrado durante a gravidez9 nem na lactação10.
VÉDICA não deve ser utilizado durante a gravidez9 e a amamentação11, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez9 ou iniciar amamentação11 durante o uso deste medicamento.
Geriatria
As doses e cuidados para pacientes12 idosos são as mesmas recomendadas para os adultos, devendo ter o acompanhamento medico.
Interferência em exames laboratoriais
Não há relato de interferência do extrato seco de Boswellia serrata em exames laboratoriais.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde13.
Interações medicamentosas:
Por apresentar o mesmo mecanismo de ação, VEDICA pode potencializar a ação de outros inibidores de leucotrienos1, como produtos a base da especie antiinflamatória Harpagophytum procumbens ou dos farmacos zafrilukast e montelukast, que são utilizados no tratamento da asma14.
Podem também ocorrer interacoes medicamentosas de potencializacao de efeitos entre o medicamento VEDICA (Boswellia serrata) e agentes antineoplásicos, agentes redutores de lipídeos, medicamentos solúveis em gordura15 e de redução de efeitos entre VEDICA (Boswellia serrata) e agentes antiinflamatórios não-esteroidais - inibidores de COX-2.
Interações com alimentos:
Estudos recentes mostraram que a administração de extratos de Boswellia serrata com alimentos gordurosos melhora a absorção e mesmo a meia-vida das substancias ativas, os ácidos bosvelicos.
Modo de usar:
O produto VEDICA e apresentado na forma de comprimidos revestidos de 350mg.
VEDICA deve ser ingerido depois das refeições, preferencialmente com algum alimento gorduroso, e a via de administração proposta e a via oral, com o auxilio de quantidade suficiente de liquido.
Adultos: A posologia recomendada de extrato seco de Boswellia serrata 350 mg e de um comprimido três vezes ao dia, por pelo menos seis semanas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
Reações adversas:
As manifestações obtidas dos estudos clínicos realizados com extratos da goma-resina incluem efeitos gastrointestinais (ocorrência de queimação retroesternal, náuseas16, flatulência abdominal, dor epigástrica, anorexia17 e dermatite18 - 6 de 34 pacientes que consumiram o produto) e efeitos sobre a pele19 (dermatite18 verificada em 3 de 42 pacientes com osteoartrite5 e 1 em 20 pacientes com artrite reumatóide6, que receberam um medicamento misto com Boswellia e outros ingredientes).
Ocorrência de dermatite18 foi relatada em 4 de 62 pacientes (6%) em dois estudos clinicos empregando uma combinacao de Boswellia serrata, Curcuma longa, Withania somnifera e complexo de zinco. Embora o efeito da Boswellia isoladamente não seja claro, esta ocorrência
pode ser real para esta droga.
ATENÇÃO: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.
Conduta em casos de superdose:
Em altas doses pode ocasionar neurotoxicidade, paresia20 gástrica e aborto.
Em caso de ingestão acidental de uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez, o medico devera ser contatado urgentemente ou o paciente devera ser encaminhado ao pronto atendimento mais próximo para procura de socorro medico.
Cuidados de conservação:
VEDICA, extrato seco de Boswellia serrata deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15?C e 30?C), protegido da luz e umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.