INFORMAÇÕES AO PACIENTE VÉDICA 350MG

Atualizado em 28/05/2016

Ação do medicamento:
O extrato da goma-resina de Boswellia serrata possui ação antiinflamatória pela inibição da produção de leucotrienos1 através da ação direta sobre a 5-lipoxigenase, uma enzima2 chave para a produção de  leucotrienos1 e também pela inibição da enzima2 elastase leucocitária e do complemento.

Indicação do medicamento:
O medicamento VEDICA, extrato seco de Boswellia serrata, esta indicado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, particularmente da colite3 ulcerativa e doença de Crohn4.

Indicações Complementares:
Secundariamente o produto VEDICA (extrato seco de Boswellia serrata) tambem pode ser recomendado no tratamento de osteoartrite5 e artrite reumatóide6.

Riscos do medicamento
Contra-indicações:

O produto VEDICA (extrato seco de Boswellia serrata) e contra-indicado nos casos de hipersensibilidade ao extrato seco de Boswellia serrata ou aos componentes da formulação do produto.

Precauções e Advertências:
Em pacientes com gastrite7 ou doença de refluxo gastroesofágico8 pré-existente o uso de extratos de  Boswellia serrata deve ser cuidadoso, pois refluxo e dor epigástrica tem sido associados com o uso do produto.

Gravidez9
A goma-resina de Boswellia serrata tem sido reportada em literaturas tradicionais como tendo atividade emenagoga, podendo interferir na gestação assim, deve-se evitar o uso durante a gravidez9 e lactação10 sem acompanhamento e consentimento do medico responsável.

Amamentação11
Não existem informações disponíveis sobre a utilização deste produto por pacientes gravidas ou que estejam amamentando. Segundo estudos, o óleo essencial especificamente não deve ser administrado durante a gravidez9 nem na lactação10.
VÉDICA não deve ser utilizado durante a gravidez9 e a amamentação11, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez9 ou iniciar amamentação11 durante o uso deste medicamento.

Geriatria
As doses e cuidados para pacientes12 idosos são as mesmas recomendadas para os adultos, devendo ter o acompanhamento medico.

Interferência em exames laboratoriais
Não há relato de interferência do extrato seco de Boswellia serrata em exames laboratoriais.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde13.

Interações medicamentosas:
Por apresentar o mesmo mecanismo de ação, VEDICA pode potencializar a ação de outros inibidores de leucotrienos1, como produtos a base da especie antiinflamatória Harpagophytum procumbens ou dos farmacos zafrilukast e montelukast, que são utilizados no tratamento da asma14.
Podem também ocorrer interacoes medicamentosas de potencializacao de efeitos entre o medicamento VEDICA (Boswellia serrata) e agentes antineoplásicos, agentes redutores de lipídeos, medicamentos solúveis em gordura15 e de redução de efeitos entre VEDICA (Boswellia serrata) e agentes antiinflamatórios não-esteroidais - inibidores de COX-2.

Interações com alimentos:
Estudos recentes mostraram que a administração de extratos de Boswellia serrata com alimentos gordurosos melhora a absorção e mesmo a meia-vida das substancias ativas, os ácidos bosvelicos.

Modo de usar:
O produto VEDICA e apresentado na forma de comprimidos revestidos de 350mg.
VEDICA deve ser ingerido depois das refeições, preferencialmente com algum alimento gorduroso, e a via de administração proposta e a via oral, com o auxilio de quantidade suficiente de liquido.

Adultos: A posologia recomendada de extrato seco de Boswellia serrata 350 mg e de um comprimido três vezes ao dia, por pelo menos seis semanas.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Reações adversas:
As manifestações obtidas dos estudos clínicos realizados com extratos da goma-resina incluem efeitos gastrointestinais (ocorrência de queimação retroesternal, náuseas16, flatulência abdominal, dor epigástrica, anorexia17 e dermatite18 - 6 de 34 pacientes que consumiram o produto) e efeitos sobre a pele19 (dermatite18 verificada em 3 de 42 pacientes com osteoartrite5 e 1 em 20 pacientes com artrite reumatóide6, que  receberam um medicamento misto com Boswellia e outros ingredientes).
Ocorrência de dermatite18 foi relatada em 4 de 62 pacientes (6%) em dois estudos clinicos empregando uma combinacao de Boswellia serrata, Curcuma longa, Withania somnifera e complexo de zinco. Embora o efeito da Boswellia isoladamente não seja claro, esta ocorrência
pode ser real para esta droga.

ATENÇÃO: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.

Conduta em casos de superdose:
Em altas doses pode ocasionar neurotoxicidade, paresia20 gástrica e aborto.
Em caso de ingestão acidental de uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez, o medico devera ser contatado urgentemente ou o paciente devera ser encaminhado ao pronto atendimento mais próximo para procura de socorro medico.

Cuidados de conservação:
VEDICA, extrato seco de Boswellia serrata deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15?C e 30?C), protegido da luz e umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucotrienos: É qualquer um dos metabólitos dos ácidos graxos poli-insaturados, especialmente o ácido araquidônico, que atua como mediador em processos alérgicos e inflamatórios.
2 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
3 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
4 Doença de Crohn: Doença inflamatória crônica do intestino que acomete geralmente o íleo e o cólon, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino. A doença cursa com períodos de remissão sintomática e outros de agravamento. Na maioria dos casos, a doença de Crohn é de intensidade moderada e se torna bem controlada pela medicação, tornando possível uma vida razoavelmente normal para seu portador. A causa da doença de Crohn ainda não é totalmente conhecida. Os sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre moderada, sensação de distensão abdominal, perda de apetite e de peso.
5 Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também denominado artrose.
6 Artrite reumatóide: Doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral, acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
7 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
8 Refluxo gastroesofágico: Presença de conteúdo ácido proveniente do estômago na luz esofágica. Como o dito órgão não está adaptado fisiologicamente para suportar a acidez do suco gástrico, pode ser produzida inflamação de sua mucosa (esofagite).
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
11 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
12 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
13 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
14 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
15 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
16 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
17 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
18 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
19 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
20 Paresia: Diminuição da força em um ou mais grupos musculares. É um grau menor de paralisia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.