
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS VÉDICA 350MG
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:Por apresentar o mesmo mecanismo de ação, VÉDICA pode potencializar a ação de outros inibidores de leucotrienos1, como produtos a base da especie antiinflamatória Harpagophytum procumbens ou dos farmacos zafrilukast e montelukast, que sao utilizados no tratamento da asma2.
Podem também ocorrer interações medicamentosas de potencialização de efeitos entre o medicamento VEDICA (Boswellia serrata) e agentes antineoplásicos, agentes redutores de lipídeos, medicamentos solúveis em gordura3 e de redução de efeitos entre VEDICA(Boswellia serrata) e agentes antiinflamatórios não-esteróidais - inibidores de COX-2.
INTERAÇÕES COM ALIMENTOS:
Recentemente, foi avaliada a ingestão conjunta de 786 mg de um extrato seco da goma-resina de Boswellia serrata com uma dieta rica em lipídeos, avaliando os níveis plasmáticos dos principais ativos por mais de 60 horas através de cromatografia liquida de alta eficiência. Os dados obtidos variaram entre os ativos doseados, mas no geral evidenciaram um grande aumento na absorção dos ácidos bosvélicos nos sujeitos tratados concomitantemente com dieta rica em gorduras, particularmente para o acido 11-ceto-bosvélico
e também para o acido acetil-11-ceto--bosvélico; também se verificou um aumento na meia-vida dos ácidos bosvélicos nos pacientes tratados conjuntamente com dieta gordurosa. Esse aumento expressivo esta associado a presença dos ácidos biliares, que devem promover o aumento da solubilidade e absorção dos ativos. Em pacientes em jejum os níveis foram bem menores, mesmo tornando indetectáveis dois dos triterpenos utilizados como marcadores do estudo.