REAÇÕES ADVERSAS TRIFEN

Atualizado em 28/05/2016

Alguns efeitos adversos que podem surgir com o uso do paracetamol são as reações de hipersensibilidade, como urticária1, vermelhidão, edema2 e erupções cutâneas3, hipotermia4, fraqueza, reações mais sérias como hepatotoxicidade5, nefrotoxicidade6, pneumonite7, incluindo também as mais raras, como, por exemplo, anemia hemolítica8, postulose exantematosa, necrose9 epidérmica tóxica, Síndrome10 da secreção inapropriada de hormônio11 antidiurético (SIADH), nefropatia12, falência renal13 e hemorragia14 gastrointestinal. Caso apresente alguma reação desagradável, suspenda o uso do medicamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
2 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
3 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
4 Hipotermia: Diminuição da temperatura corporal abaixo de 35튏.Pode ser produzida por choque, infecção grave ou em estados de congelamento.
5 Hepatotoxicidade: É um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas.
6 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
7 Pneumonite: Inflamação dos pulmões que compromete principalmente o espaço que separa um alvéolo de outro (interstício pulmonar). Pode ser produzida por uma infecção viral ou lesão causada por radiação ou exposição a diferentes agentes químicos.
8 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
9 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
10 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
11 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
12 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
13 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
14 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS TRIFEN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.