
INFORMAÇÕES AO PACIENTE ALPRAZOLAM
Ação esperada do medicamento
Alprazolam é um medicamento com ação no sistema nervoso central1 para o tratamento de estados de ansiedade, cujos sintomas2 podem variavelmente incluir ansiedade, tensão, medo, apreensão, intranquilidade, dificuldades de concentração, irritabilidade, insônia e/ou hiperatividade neurovegetativa, resultando em manifestações somáticas variadas, ou para o tratamento dos estados de ansiedade associados com outras manifestações como a abstinência ao álcool, ou para o tratamento do transtorno do pânico com ou sem agorafobia3. Alprazolam não deve ser administrado a pacientes com sintomas2 psicóticos.
Cuidados de armazenamento
Conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade de alprazolam é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa. NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Gravidez4 e lactação5
Alprazolam não deve ser utilizado durante a gravidez4 e lactação5. Informe ao seu médico se estiver planejando ter um filho ou a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Este medicamento não deve ser utilizado por mães que estejam amamentando. Informe ao seu médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.
A redução posológica deve ser feita sob supervisão rigorosa e deve ser gradual.
Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: sedação6, sonolência, fadiga7, ataxia8/ falta de coordenação, tontura9 ou vertigem10 e fala pastosa.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas durante o tratamento com benzodiazepínicos.
Contra-indicações e precauções
O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao alprazolam e/ou demais componentes da formulação ou a outros benzodiazepínicos, em pacientes com miastenia11 gravis e/ou glaucoma12 de ângulo estreito agudo13.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Recomenda-se que a dose de Alprazolam seja limitada à menor dose eficaz. Portanto, não aumente a dose prescrita sem consultar seu médico, mesmo que você ache que o medicamento não está mais fazendo efeito.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas até que se tenha certeza de que não sinta sonolência ou tontura9 enquanto recebe o medicamento, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE14.