
SUPERDOSAGEM ALPRAZOLAM
As manifestações de superdosagem do alprazolam incluem sonolência, confusão, comprometimento da coordenação, reflexos reduzidos e coma1. Foi relatada a ocorrência de morte em associação com doses excessivas de alprazolam, assim como com outros benzodiazepínicos.
Além disso, foram relatadas mortes em pacientes que receberam doses excessivas de uma combinação de um benzodiazepínico isolado, incluindo o alprazolam, e álcool; os níveis de álcool observados em alguns desses casos foram inferiores aos associados habitualmente com relatos de fatalidade induzidas por álcool.
Tratamento geral da superdosagem: Os relatos de superdosagem de alprazolam são limitados. Como em todos os casos de superdosagem, a respiração, o pulso e a pressão arterial2 devem ser monitorados. Devem ser instituídas medidas gerais de suporte, juntamente com lavagem gástrica3 imediata. Devem ser administrados líquidos intravenosos e a permeabilidade4 das vias aéreas deve ser mantida.
Se ocorrer hipotensão5, ela pode ser tratada com vasopressores. A diálise6 tem um valor limitado. Como em todos os casos de superdosagem intencional de qualquer droga, deve-se ter em mente que múltiplos agentes podem ter sido ingeridos.
O flumazenil, um antagonista7 específico dos receptores de benzodiazepínicos, está indicado na reversão completa ou parcial dos efeitos sedativos dos benzodiazepínicos e pode ser usado em situações em que a superdosagem de benzodiazepínicos foi confirmada ou é presumida. Antes da administração do flumazenil, devem ser instituídas as medidas necessárias para assegurar a permeabilidade4 das vias aéreas, a ventilação8 e um acesso intravenoso. O flumazenil destina-se a ser usado como um adjuvante do tratamento apropriado da superdosagem de benzodiazepínicos e não como um substituto. Os pacientes tratados com flumazenil devem ser monitorados para diagnosticar nova sedação9, depressão respiratória e outros efeitos residuais dos benzodiazepínicos durante um período apropriado após o tratamento. O médico deve estar ciente do risco de crise convulsiva em associação com o tratamento com flumazenil, particularmente nos pacientes que recebem, durante períodos prolongados, benzodiazepínicos e na superdosagem de antidepressivos
cíclicos.