REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS ANATEN

Atualizado em 28/05/2016

OS EFEITOS ADVERSOS MAIS COMUMENTE OBSERVADOS COM O USO DE ANLODIPINO FORAM: DOR DE CABEÇA1, EDEMA2, FADIGA3, SONOLÊNCIA, NÁUSEA4, DOR ABDOMINAL, RUBOR, PALPITAÇÃO5 E TONTURA6. AS REAÇÕES MENOS
COMUMENTE OBSERVADAS SÃO: FUNÇÃO INTESTINAL ALTERADA, ARTRALGIA7, GINECOMASTIA8, IMPOTÊNCIA9, AUMENTO NA FREQÜÊNCIA URINÁRIA, MUDANÇAS NO HUMOR, MIALGIA10, DISTÚRBIOS VISUAIS, PRURIDO11, " RASH12" , DISPNÉIA13, ASTENIA14, CÂIMBRAS15 MUSCULARES, DISPEPSIA16, HIPERPLASIA17 GENGIVAL E RARAMENTE ERITEMA MULTIFORME18.
OS EFEITOS ADVERSOS ATRIBUÍDOS À ATIVIDADE FARMACO19 LÓGICA DO ATENOLOL INCLUEM FRIO NAS EXTREMIDADES, FADIGA3 MUSCULAR E, EM CASOS ISOLADOS, BRADICARDIA20. DISTÚRBIOS DO SONO DO TIPO OBSERVADO COM OUTROS BETABLOQUEADORES RARAMENTE FORAM RELATADOS COM O USO DE ATENOLOL. HOUVE RELATO DE " RASHES"  CUTÂNEOS E/OU OLHOS21 SECOS ASSOCIADOS AO USO DE BETABLOQUEADORES. A INCIDÊNCIA22 É PEQUENA E, NA MAIORIA DOS CASOS, OS SINTOMAS23 DESAPARECERAM COM A SUSPENSÃO DO TRATAMENTO. A INTERRUPÇÃO DA TERAPÊUTICA24 DE ANATEN® (BESILATO DE ANLODIPINO/ATENOLOL) DEVE SER GRADATIVA.
EM ESTUDOS REALIZADOS COM A ASSOCIAÇÃO DE ATENOLOL E ANLODIPINO HOUVE UMA REDUÇÃO DOS EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS AOS FÁRMACOS ISOLADAMENTE.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cabeça:
2 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
3 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
4 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
5 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
6 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
7 Artralgia: Dor em uma articulação.
8 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
9 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
10 Mialgia: Dor que se origina nos músculos. Pode acompanhar outros sintomas como queda no estado geral, febre e dor de cabeça nas doenças infecciosas. Também pode estar associada a diferentes doenças imunológicas.
11 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
12 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
13 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
14 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
15 Câimbras: Contrações involuntárias, espasmódicas e dolorosas de um ou mais músculos.
16 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
17 Hiperplasia: Aumento do número de células de um tecido. Pode ser conseqüência de um estímulo hormonal fisiológico ou não, anomalias genéticas no tecido de origem, etc.
18 Eritema multiforme: Condição aguda, auto-limitada, caracterizada pelo início abrupto de pápulas vermelhas fixas simétricas, algumas evoluindo em lesões em forma de 밶lvo. A lesão alvo são zonas concêntricas de alterações de coloração com a área central púrpura ou escura e a externa vermelha. Elas irão desenvolver vesícula ou crosta na zona central após vários dias. Vinte porcento de todos os casos ocorrem na infância.O eritema multiforme geralmente é precipitado pelo vírus do herpes simples, Mycoplasma pneumoniae ou histoplasmose.
19 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
20 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
21 Olhos:
22 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
23 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
24 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS ANATEN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.