INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PANTOPRAZOL 40 MG COMPRIMIDOS

Atualizado em 28/05/2016
O pantoprazol pode alterar a absorção de medicamentos cuja biodisponibilidade seja dependente do pH do suco gástrico, como por exemplo, o cetoconazol. Isso se aplica, também, aos medicamentos ingeridos pouco tempo antes de pantoprazol. O pantoprazol é extensivamente metabolizado no fígado1. Inicialmente sofre demetilação e oxidação a sulfonas pelas subenzimas CYP2C19 e CYP3A4 do citocromo P450 (fase I do metabolismo2). Como conseqüência da baixa afinidade pelas enzimas do citocromo P450 de pantoprazol e de seus metabólitos3, o hidroxipantoprazol e hidroxipantoprazol sulfona, seu potencial de interação na fase I é limitado, o que permite que a droga saia rapidamente do retículo endoplasmático e seja subseqüentemente transferida para o citoplasma4 para ser conjugada com sulfato, na fase II do metabolismo2. Esta baixa afinidade resulta em predominância do metabolismo2 no sistema de conjugação (fase II) que, ao contrário do sistema P450, não é saturável e conseqüentemente nãointerativa. Etapa esta independente do sistema enzimático citocromo P450. A interação entre o pantoprazol e outras substâncias metabolizadas pela fase I do metabolismo2 não pode, em princípio, ser excluído. Nos estudos sobre interações medicamentosas, existentes até o momento, onde foram analisados os substratos de todas as famílias do citocromo P450 envolvidas no metabolismo2 de drogas no homem, verificou-se que pantoprazol não afeta a farmacocinética ou a farmacodinâmica de antipirina, carbamazepina, cafeína, diazepam, diclofenaco, digoxina, etanol, glibenclamida, metoprolol, nifedipino, femprocumona, fenitoína, teofilina, varfarina e contraceptivos orais. A ingestão de antiácidos5 não interfere na absorção do pantoprazol. O pantoprazol não aumenta a excreção urinária dos marcadores de indução, ácido D-glucarídico e 6 ß-hidroxicortisol. Da mesma forma, as drogas investigadas não influenciaram a farmacocinética do pantoprazol. Estudos de interação farmacocinética em humanos, administrando-se pantoprazol simultaneamente aos antibióticos claritromicina, metronidazol e amoxicilina, não demonstraram nenhuma interação clinicamente significativa.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Citoplasma: A parte da célula que contém o CITOSSOL e pequenas estruturas, excluindo o NÚCLEO CELULAR, MITOCÔNDRIA e os VACÚOLOS grandes. (Tradução livre do original
5 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.