MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO KEFALOMAX IV/IM

Atualizado em 28/05/2016

Atenção: medicamentos parenterais devem ser bem inspecionados visualmente antes da administração. Freqüentemente os hospitais reconstituem produtos injetáveis utilizando agulhas 40 x 12. Pequenos fragmentos1 de rolha podem ser levados para dentro do frasco durante o procedimento. Deve-se portanto inspecionar cuidadosamente os produtos antes da administração, descartando-os se contiverem partículas. Agulhas 30 ou 25x8, embora dificultem o processo de reconstituição, têm menos probabilidade de carregarem partículas de rolhas para dentro dos frascos.


KEFALOMAX (cefalotina sódica)1g Via Intramuscular

Reconstituição: reconstituir o conteúdo do frasco-ampola com 5 rnL de Água Estéril para Injeção2. Se o conteúdo do frasco não se dissolver completamente, uma quantidade adicional do diluente (0,5 ml) poderá ser acrescentada e o frasco aquecido entre as mãos3.

O produto reconstituído é incolor. A solução reconstituída pode sofrer uma ligeira alteração de cor (escurecer), especialmente quando conservada em temperatura ambiente. Esta ligeira mudança de cor da solução não altera a potência do medicamento.

Estabilidade após reconstituição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30°C) ou 96 horas sob refrigeração (2° a 8°C).

Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.

*Administração: injetar em grande massa muscular. Em adultos nas nádegas4 (quadrante superior externo); em crianças na face5 lateral da coxa6.


KEFALOMAX (cefalotina sódica) 1g Via Intravenosa Direta

Reconstituição: reconstituir o conteúdo do frasco-ampola com 10mL de Água Estéril para Injeção2. O produto reconstituído é incolor. A solução reconstituída pode sofrer uma ligeira alteração de cor

(escurecer), especialmente quando conservada em temperatura ambiente. Esta ligeira mudança de cor da solução não altera a potência do medicamento.

Estabilidade após reconstituição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30°) ou 96 horas sob refrigeração (2° a 8°C). Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.

Administração: injetar direto na veia durante 3 a 5 minutos. A administração pode também ser feita diretamente através do tubo do equipo quando o paciente estiver recebendo soluções por via intravenosa.


KEFALOMAX (cefalotina sódica) 1g Via Intravenosa
Reconstituição: reconstituir o conteúdo do frasco-ampola com 10 mL de Água Estéril para Injeção2. O produto reconstituído é incolor. A solução reconstituída pode sofrer uma ligeira alteração de cor (escurecer), especialmente quando conservada em temperatura ambiente. Esta ligeira mudança de cor da solução não altera a potência do medicamento.
Estabilidade após reconstituição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30°) ou 96 horas sob refrigeração (2° a 8°C). Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.

Diluição: diluir o produto previamente reconstituído com 100 mL de Cloreto de Sódio a 0,9%, Glicose7 5%, Ringer Lactato8 ou Glicose7 a 5% em Ringer Lactato8.
Estabilidade após diluição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30°C) ou 4 dias sob refrigeração (2° a 8°C). Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.
Administração: infundir durante 30 minutos.
Incompatibilidades: não se recomenda a mistura de cefalotina com outras medicações. A mistura de antibacterianos betalactâmicos (penicilinas e cefalosporinas) e aminoglicosídeos pode resultar em inativação de ambas as substâncias. Se clinicamente necessário elas devem ser administradas separadas (não mistura-las no mesmo frasco ou numa mesma bolsa intravenosa). Se estiver utilizando a técnica em Y. suspender temporariamente a administração de uma substância enquanto se administra a outra.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fragmentos: 1. Pedaço de coisa que se quebrou, cortou, rasgou etc. É parte de um todo; fração. 2. No sentido figurado, é o resto de uma obra literária ou artística cuja maior parte se perdeu ou foi destruída. Ou um trecho extraído de uma obra.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Nádegas:
5 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
6 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
7 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
8 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.

Tem alguma dvida sobre MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO KEFALOMAX IV/IM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.