PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS CEFTRIAXONA SÓDICA

Atualizado em 28/05/2016

COMO OCORRE COM OUTRAS CEFALOSPORINAS, A OCORRÊNCIA DE CHOQUE ANAFILÁTICO1 NÃO PODE SER AFASTADA, MESMO SEM ANTECEDENTES ALÉRGICOS. A OCORRÊNCIA DE CHOQUE ANAFILÁTICO1 EXIGE INTERVENÇÃO IMEDIATA. EM CASOS RAROS O EXAME ULTRASONOGRÁFICO DA VESÍCULA BILIAR2 REVELOU IMAGENS SUGESTIVAS DE SEDIMENTO. ESTES, GERALMENTE APÓS O USO DE DOSES MAIS ALTAS QUE O RECOMENDADO, DESAPARECEM COM A CONCLUSÃO OU DESCONTINUAÇÃO DO TRATAMENTO COM CEFTRIAXONA SÓDICA. RECOMENDA-SE TRATAMENTO CLÍNICO CONSERVADOR MESMO NOS CASOS EM QUE TAIS ACHADOS SE ACOMPANHAM DE SINTOMATOLOGIA DOLOROSA. FOI DESCRITA COLITE3 PSEUDOMEMBRANOSA COM QUASE TODOS OS AGENTES ANTIBACTERIANOS, INCLUINDO CEFTRIAXONA SÓDICA. PORTANTO É IMPORTANTE CONSIDERAR ESTE DIAGNÓSTICO4 EM PACIENTES QUE SE APRESENTAM COM DIARRÉIA5 SUBSEQUENTE À ADMINISTRAÇÃO DE AGENTES ANTIBACTERIANOS. ESTUDOS IN VITRO DEMONSTRARAM QUE CEFTRIAXONA SÓDICA, COMO OUTRAS CEFALOSPORINAS, PODE DESLOCAR BILIRRUBINA6 DA ALBUMINA7 SÉRICA. CASOS DE PANCREATITE8, POSSIVELMENTE DE ETIOLOGIA9 POR OBSTRUÇÃO BILIAR FORAM RELATADOS EM PACIENTES QUE UTILIZARAM CEFTRIAXONA SÓDICA. A MAIORIA DOS PACIENTES APRESENTAVAM FATORES DE RISCO PARA ESTASE10 BILIAR E BARRO BILIAR, POR EXEMPLO, TERAPIA PRINCIPAL ANTERIOR, DOENÇA GRAVE E NUTRIÇÃO PARENTERAL11 TOTAL. O PAPEL DE FATOR DESENCADEANTE OU DE COFATOR DA CEFTRIAXONA SÓDICA RELACIONADO À PRECIPITAÇÃO BILIAR NÃO PODE SER DESCARTADO. CEFTRIAXONA SÓDICA NÃO É RECOMENDADA PARA NEONATOS12, ESPECIALMENTE PREMATUROS QUE APRESENTEM RISCO DE DESENVOLVER ENCEFALOPATIA13 DEVIDO À HIPERBILIRRUBINEMIA. DURANTE TRATAMENTOS PROLONGADOS, DEVE-SE FAZER CONTROLE REGULAR DO HEMOGRAMA. A INJEÇÃO INTRAMUSCULAR14 SEM A SOLUÇÃO DILUENTE APROPRIAD A (LIDOCAÍNA 1%) É DOLOROSA.

 • USO DURANTE A GRAVIDEZ15 E LACTAÇÃO16
CEFTRIAXONA SÓDICA ATRAVESSA A BARREIRA PLACENTÁRIA. SUA SEGURANÇA DURANTE A GRAVIDEZ15 NÃO FOI ESTABELECIDA EM SERES HUMANOS. ESTUDOS DE REPRODUÇÃO17 EM ANIMAIS NÃO EVIDENCIARAM EMBRIO, FETO18 OU TERATOGENICIDADE, OU EFEITOS ADVERSOS SOBRE A FERTILIDADE (TANTO MASCULINA, QUANTO FEMININA), O NASCIMENTO OU O DESENVOLVIMENTO PERI OU PÓS NATAL. EM PRIMATAS NÃO FOI OBSERVADO EMBRIO OU TERATOGENICIDADE. COMO A CEFTRIAXONA SÓDICA É EXCRETADA NO LEITE EM BAIXAS CONCENTRAÇÕES, DURANTE O TRATAMENTO RECOMENDA-SE CUIDADO ÀS MULHERES QUE AMAMENTAM.
 
• EFEITOS SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS

NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE QUE CEFTRIAXONA SÓDICA DIMINUA A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Choque anafilático: Reação alérgica grave, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação, acompanhado ou não de edema de glote. Necessita de tratamento urgente. Pode surgir por exposição aos mais diversos alérgenos.
2 Vesícula Biliar: Reservatório para armazenar secreção da BILE. Através do DUCTO CÍSTICO, a vesícula libera para o DUODENO ácidos biliares em alta concentração (e de maneira controlada), que degradam os lipídeos da dieta.
3 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
6 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
7 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
8 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
9 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
10 Estase: 1. Estagnação do sangue ou da linfa. 2. Incapacidade de agir; estado de impotência.
11 Nutrição parenteral: Administração de alimentos utilizando um acesso venoso. Utilizada em situações nas quais o trato digestivo encontra-se seriamente danificado (pancreatite grave, sepse grave, etc.). Os alimentos são administrados em sua forma mais simples, como se fossem digeridos, para que possam ser absorvidos pelas células.
12 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
13 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
14 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
15 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
16 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
17 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
18 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.