INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CEFTRIAXONA SÓDICA

Atualizado em 28/05/2016

ATÉ O MOMENTO NÃO FOI OBSERVADA QUALQUER ALTERAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL1 APÓS ADMINISTRAÇÃO SIMULTÂNEA DE DOSES ELEVADAS DE CEFTRIAXONA SÓDICA E POTENTES DIURÉTICOS2 COMO FUROSEMIDA, EM ALTAS DOSES. NÃO EXISTE TAMBÉM QUALQUER EVIDÊNCIA DE QUE CEFTRIAXONA SÓDICA AUMENTE A TOXICIDADE3 DOS AMINOGLICOSÍDEOS. CEFTRIAXONA SÓDICA NÃO APRESENTOU EFEITO SIMILAR AO PROVOCADO PELO DISSULFIRAM APÓS ADMINISTRAÇÃO DE ÁLCOOL. A CEFTRIAXONA SÓDICA NÃO CONTÉM O RADICAL N-METILTIOTETRAZOL, QUE ESTÁ ASSOCIADO A UMA POSSÍVEL INTOLERÂNCIA E A SANGRAMENTOS OBSERVADOS COM OUTRAS CEFALOSPORINAS. A PROBENECIDA NÃO TEM INFLUÊNCIA SOBRE A ELIMINAÇÃO DA CEFTRIAXONA SÓDICA. EM ESTUDOS IN VITRO, EFEITOS ANTAGÔNICOS FORAM OBSERVADOS COM O USO COMBINADO DE CLORANFENICOL E CEFTRIAXONA SÓDICA.

 • ALTERAÇÃO NOS EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAISNOS PACIENTES TRATADOS COM CEFTRIAXONA SÓDICA O TESTE DE COOMBS PODE RARAMENTE TORNAR-SE FALSO-POSITIVO, ASSIM COMO O TESTE PARA GALACTOSEMIA4. OS MÉTODOS NÃO ENZIMÁTICOS PARA DETERMINAÇÃO DE GLICOSE5 NA URINA6 PODEM FORNECER RESULTADOS FALSO-POSITIVOS. POR ESSE MOTIVO A DETERMINAÇÃO DE GLICOSE5 NA URINA6 DEVE SER FEITA POR MÉTODOS ENZIMÁTICOS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
3 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
4 Galactosemia: Doença hereditária que afeta o metabolismo da galactose (“produção”).
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Tem alguma dúvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CEFTRIAXONA SÓDICA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.