REAÇÕES ADVERSAS CIMAHER

Atualizado em 28/05/2016

AS PRINCIPAIS REAÇÕES ADVERSAS APRESENTADAS APOS ADMINISTRAÇÃO DE CIMAher (nimoluzumabe) EM CRIANÇAS CONSISTEM EM REAÇÕES LEVES OU MODERADAS DO TIPO TREMORES, CALAFRIOS1 FEBRE2, NÁUSEAS3. VÔMITOS4. CEFALÉIA5. FADIGA6 E FOLICULITE NÃO HOUVE NENHUM EVENTO ADVERSO GRAVE (TOXICIDADE7 GRAU IV OU V) RELACIONADO A ADMINISTRAÇÃO DO MEDICAMENTO. A ADMINISTRAÇÃO REPETIDA DE NIMOTUZUMABE É BEM TOLERADA E SEGURA. A PIORA OBSERVADA NOS PACIENTES E OUTROS EVENTOS ADVERSOS SÉRIOS FORAM RELACIONADOS A PROGRESSÃO DA DOENÇA DE BASE OU RARAMENTE COM OUTRA DOENÇA ASSOCIADA. NENHUMA ALERGIA8 OU TOXICIDADE7 DE PELE9 GRAVE OU DISTURBIOS GASTROINTESTINAIS FORAM OBSERVADAS TAMBÉM. NÃO SE VIU NENHUMA ALTERAÇÃO NOS EXAMES LABORATORIAS EM PACIENTES PEDIATRICOS OU ALTERAÇÃO NO EXAME FISICO OU DOS SINAIS VITAIS10 RELACIONADOS AO USO DO CIMAher (nimoluzumabe).

EM ESTUDOS REALIZADOS EM ADULTOS PARA TRATAMENTO DE TUMORES CEREBRAIS E PARA TUMORES DE OUTROS LOCAIS AS PRINCIPAIS REAÇÕES ADVERSAS APRESENTADAS APOS ADMINISTRAÇÃO DE CIMAher (nimoluzumabe)  CONSISTEM, TAMBEM EM REAÇÕES LEVES OU MODERADAS DO TIPO TREMORES. CALAFRIOS1. NÁUSEAS3, CEFALEIA5 VÔMITOS4. ANEMIA11. HIPOTENSÃO12 OU HIPERTENSÃO ARTERIAL13. OUTRAS REAÇÕES MENOS FREQUENTES FORAM: SONOLÊNCIA. DESORIEN1AÇAO. MIALGIAS14. DISTÚRBIOS DA FALA E DEGLUTIÇÃO15. SECURA NA BOCA16. ENRIJECIMENTO FACIAL LESOES17 DA PELE9 TIPO ACNE18. DEBILIDADE NOS MEMBROS INFERIORES. AUMENTO DE CREATININA19 LEUCOPENIA20. HEMATÜRIA DOR ‘TORÁCICA E  CIANOSE21 BERIBUCAL. ESTAS REAÇÕES ADVERSAS RESPONDEM AO TRATAMENTO COM MEDICAÇÃO PADRÃO


ATENÇAO: ESTE É UM MEDICAMENTO NOVO E EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICACIA E SEGURANÇA ACEITÁVEIS PARA COMERCIALIZAÇAO. EFEITOS INDESEJAVEIS E NÃO CONHECIDOS PODEM OCORRER. NESTE CASO, INFORME SEU MÉDICO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Calafrios: 1. Conjunto de pequenas contrações da pele e dos músculos cutâneos ao longo do corpo, muitas vezes com tremores fortes e palidez, que acompanham uma sensação de frio provocada por baixa temperatura, má condição orgânica ou ainda por medo, horror, nojo, etc. 2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre.
2 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
6 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
8 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
9 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
10 Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.
11 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
12 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
13 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
14 Mialgias: Dor que se origina nos músculos. Pode acompanhar outros sintomas como queda no estado geral, febre e dor de cabeça nas doenças infecciosas. Também pode estar associada a diferentes doenças imunológicas.
15 Deglutição: Passagem dos alimentos desde a boca até o esôfago; ação ou efeito de deglutir; engolir. É um mecanismo em parte voluntário e em parte automático (reflexo) que envolve a musculatura faríngea e o esfíncter esofágico superior.
16 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
17 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
18 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
19 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
20 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
21 Cianose: Coloração azulada da pele e mucosas. Pode significar uma falta de oxigenação nos tecidos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.