INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CITRATO DE FENTANILA

Atualizado em 28/05/2016

O emprego concomitante de citrato de fentanila com outros depressores do sistema nervoso central1 (P. ex.: barbitúricos, benzodiazepínicos, neurolépticos2, outros narcóticos ou agentes anestésicos gerais e álcool) proporcionará efeitos aditivos ou potencializadores. Nesses casos a dose de citrato de fentanila deverá ser reduzida. Alternativamente, após a administração de citrato de fentanila, a dose dos outros depressores do sistema nervoso central1 deverá ser reduzida.
A fentanila, uma droga de alta depuração, é rápida e extensivamente metabolizada principalmente pelo CYP3A4. O itraconazol (um inibidor potente do CYP3A4) administrado por via oral durante 4 dias na dose de 200 mg/dia não teve efeito significativo sobre a farmacocinética da fentanila I.V..
O ritonavir oral (um dos inibidores mais potentes do CYP3A4) reduziu a depuração da fentanila I.V. em dois terços; contudo, as concentrações do pico plasmático após uma dose única de fentanila I.V. não foram afetadas.
Quando citrato de fentanila é utilizado em dose única, o uso concomitante de inibidores potentes do CYP3A4, como o ritonavir, requer cuidados especiais e observação do paciente. Com tratamento contínuo, a redução da dose de citrato de fentanila pode ser necessária para evitar o acúmulo de fentanila, o qual pode aumentar o risco de depressão respiratória tardia ou prolongada.
Tem sido descrita uma potencialização imprevisível e intensa dos inibidores da MAO3 pelos analgésicos4 narcóticos dessa maneira, os pacientes em uso desses inibidores, devem ter sua administração suspensa há pelo menos 2 semanas antes de receberem citrato de fentanila.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
3 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.