REAÇÕES ADVERSAS COMUMENTE OBSERVADAS ABILIFY

Atualizado em 28/05/2016


A única reação adversa mais frequentemente observada associada ao uso de aripiprazol em pacientes com esquizofrenia1 (incidência2 de, no mínimo, 5% e incidência2 do aripiprazol pelo menos o dobro da incidência2 do placebo3) foi acatisia4 (aripiprazol 8%; placebo3 4%).

Mania Bipolar

Monoterapia

Os achados abaixo foram baseados em uma combinação de estudos de três semanas, controlados por placebo3, de mania bipolar, nos quais aripiprazol foi administrado a doses de 15 mg/dia ou 30 mg/dia.

 - Reações adversas associadas à descontinuação do tratamento

No geral, houve pouca diferença na incidência2 de descontinuação devida a reações adversas em pacientes com mania bipolar tratados com aripiprazol (11%) e tratados com placebo3 (10%). Os tipos de reações adversas que levaram à descontinuação foram semelhantes entre os pacientes tratados com aripiprazol e os tratados com placebo3.

 - Reações adversas comumente observadas

As reações adversas mais frequentemente observadas associadas ao uso de aripiprazol em pacientes com mania bipolar (incidência2 de, no mínimo, 5% e incidência2 do aripiprazol pelo menos o dobro da incidência2 do placebo3) são apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1: Reações adversas comumente observadas em estudos de curto prazo e controlados por placebo3 em pacientes com mania bipolar tratados com monoterapia oral de ABILIFY

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
4 Acatisia: Síndrome caracterizada por sentimentos de inquietação interna que se manifesta por incapacidade de se manter quieta. É frequentemente causada por medicamentos neurolépticos.

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS COMUMENTE OBSERVADAS ABILIFY?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.