CONTRA- INDICAÇÕES CLORIDRATO DE AMITRIPTILINA EUROFARMA

Atualizado em 28/05/2016

O USO DESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO EM CASO DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA AO CLORIDRATO DE AMITRIPTILINA E/OU DEMAIS COMPONENTES DAS FORMULAÇÕES.

CLORIDRATO DE AMITRIPTILINA NÃO DEVE SER MINISTRADO SIMULTANEAMENTE COM INIBIDORES DA MONOAMINOXIDASE1. OCORRERAM CRISES HIPERPIRÉTICAS, CONVULSÕES GRAVES E MORTES EM PACIENTES RECEBENDO ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS E MEDICAMENTOS INIBIDORES DA MONOAMINOXIDASE1 (IMAO2) SIMULTANEAMENTE. QUANDO SE DESEJA SUBSTITUIR UM INIBIDOR DA MONOAMINOXIDASE PELO CLORIDRATO DE AMITRIPTILINA DEVE SER ESPERADO UM MÍNIMO DE QUATORZE DIAS, APÓS A INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO. A ADMINISTRAÇÃO DO CLORIDRATO DE AMITRIPTILINA DEVE, ENTÃO, SER INICIADA CAUTELOSAMENTE, COM AUMENTO GRADUAL NA POSOLOGIA ATÉ SER OBTIDA RESPOSTA ÓTIMA. ESSE MEDICAMENTO NÃO É RECOMENDADO PARA USO DURANTE A FASE DE RECUPERAÇÃO AGUDA APÓS INFARTO DO MIOCÁRDIO3 E GLAUCOMA4 DO ÂNGULO ESTREITO (VIDE ITEM “PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS”).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Inibidores da monoaminoxidase: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
2 IMAO: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
3 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
4 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.