POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO FLUORURACILA DA EUROFARMA

Atualizado em 28/05/2016
Posologia1. A dose usualmente empregada é a de 12 mg/kg de peso corporal, até um máximo de 800 mg por dia, durante 3 a 4 dias. Se não ocorrer toxicidade1, a dose de 6 mg/kg de peso é administrada por 4 dias alternados. A dose de manutenção geralmente varia entre 5 e 15 mg/kg de peso, administradas semanalmente. Caso seja utilizada a infusão, deve-se diluir o medicamento em 300 a 500 mL de soro2 glicosado a 5%.
2. Estas doses são genéricas e deve-se lembrar que a dose pode variar de paciente para paciente3.
3. Cuidados devem ser tomados na aplicação, para evitar extravasamento.
4. Pacientes em estado nutricional deficiente devem iniciar o tratamento utilizando uma dose de 6 mg/kg de peso durante os 3 primeiros dias; se não ocorrer toxicidade1 pode-se utilizar, durante 3 dias alternados, 3 mg/kg de peso. A dose diária, nestes casos, não deve exceder 400 mg.
5. Se ocorrer desenvolvimento de sinais4 tóxicos, o tratamento deverá ser suspenso (vide: " Precauções e Advertências" ), e uma revisão da terapêutica5 deverá ser efetuada.
6. Manutenção. Pode-se seguir os seguintes esquemas:
-Repetir a dose inicial a cada 30 dias contados a partir do último dia do tratamento anterior.
-Quando ocorrerem sintomas6 tóxicos resultantes da terapia inicial, a dose de manutenção deverá ser de 10 a 15 mg/Kg/semana, não devendo exceder 1g/semana.
Administração
A administração de fluoruracila é exclusivamente intravenosa, podendo ser aplicada por injeção7 ou infusão. Na administração parenteral e dose diária total não deve exceder 1 g. Fluoruracila é um antineoplásico e para o seu manuseio devem ser tomadas as seguintes precauções:
1.Somente deve ser manuseado por pessoal treinado e em local apropriado. Mulheres grávidas não devem manusear o produto.
2.É recomendado o uso de luvas, máscaras, roupas apropriadas e óculos de proteção.
3.Se a solução de fluoruracila entrar em contato com a pele8, lavar a região com água e sabão, sem esfregar, imediata e completamente. Se houver o contato com membranas mucosas9, deve-se enxaguar as mesmas com água ou soro2 fisiológico10.
4.Todo material descartável, utilizado ou não, que tiver entrado em contato com o produto deve ser descartado/incinerado apropriadamente.
5.fluoruracila pode ser usada em combinação com outros antineoplásicos.
Obs.: As pessoas que preparam e administram os antineoplásicos estão sujeitas a alguns riscos em função do potencial mutagênico, carcinogênico e teratogênico11 da droga, portanto devem ser tomadas medidas adequadas de segurança a fim de minimizar estes riscos. Quando ocorrerem sintomas6 tóxicos resultantes da terapia inicial, a dose de manutenção deverá ser de 10 - 15 mg/kg/semana, não devendo exceder 1 g/semana.
Primeiros socorros
Contato com os olhos12: lave imediatamente com água e entre em contato com um médico.
Cuidado com a pele8: lave com água e sabão e remova toda a roupa contaminada.
Inalação e/ou ingestão: procure um médico imediatamente.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
2 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
3 Para paciente: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Paciente disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
5 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
10 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
11 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
12 Olhos:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.